Perigos de Uma Dieta Restritiva

O Quê Preciso para Emagrecer?

Dieta Restritiva

Olhando nas bancas, podemos ver nas capas de revistas diversas receitas milagrosas para emagrecer muito em pouco tempo. É uma cena comum: foto do antes e depois, e uma chamada atrativa na capa. Mas, muitas pesquisas e experiências provam que esta não é a maneira mais saudável de emagrecimento.

Apelar para dietas da moda quase sempre é furada e perda de tempo, quando poderia ser investido em uma dieta que demore um pouco a surtir efeito, mas que o efeito afinal, dure. Não adianta perder peso, mas após voltar a comer normalmente, recuperar o peso ainda mais depressa e até mais do que antes.

Evite o efeito sanfona

Há muitas campanhas para conscientização da para os perigos da obesidade, assim como alertando sobre os perigos destas dietas restritivas. Segundo organizadores destas campanhas, dietas restritivas são inadequadas, pois reduzem bruscamente o número de nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Quem começa a fazer dieta, geralmente fica muito ansioso pelos resultados, porém estas dietas restritivas quase nunca são levadas até o final, e isso acaba evidenciando o efeito sanfona, que é quando a pessoa emagrece e engorda muito rápido, diminuindo a elasticidade da pele, o que causa outros problemas estéticos, além da gordura localizada.

Mudança de comportamentos é fundamental

A parte mais difícil do emagrecimento é a mudança de hábitos, pois uma pessoa está acostumada a um estilo de vida e alimentação, mas sabe que precisa abrir mão daquilo pela saúde ou pela autoestima. Por isso, antes de aceitar um processo de emagrecimento, é preciso aceitar uma mudança de pensamentos e adotar hábitos saudáveis aos poucos. Uma mudança de hábitos pode-se caracterizar por adotar hábitos saudáveis, praticando exercícios e mudando a alimentação aos poucos. Assim, é garantido um emagrecimento gradual e saudável, onde o corpo não acostuma e estagna com o peso. Perder peso consiste em consumir menos calorias e gastar mais, para que o organismo gaste as calorias armazenadas.

É possível estabelecer uma dieta com pequenas mudanças, acrescentando verduras e legumes, comprar Herbalife, fazer exercícios leves como caminhada, até que o organismo se acostume com estas mudanças. É importante ter paciência para lidar com um emagrecimento gradual, e não focar apenas no objetivo estético, mas também na questão da saúde, já que estar acima do peso pode causar diversas doenças, como obesidade, diabetes, alterações hormonais e cardiovasculares.