Perguntas que Um Idoso Deve Fazer Antes de se Mudar para Morar Sozinho

Idoso morar sozinho

Perguntas para o idoso que vai morar sozinho

Você está pensando em se mudar porque você não quer ou não pode continuar vivendo na sua casa atual. Um ambiente adequado, tanto dentro quanto fora de casa, é essencial para a sua qualidade de vida, mas o que você precisa considerar quando for escolher uma casa nova ou um novo apartamento? Aqui estão as principais perguntas que as pessoas idosas precisam fazer.

Questões importantes que você precisa perguntar para se assegurar de que a casa seja a escolha ideal:

A casa tem acesso fácil a todos os ambientes?

Casas que possuem apenas um pavimento são escolhas mais sensatas para pessoas que possuem alguma deficiência na capacidade de locomoção e também para pessoas idosas.

As comodidades que facilitam a vida diária existem ou podem ser facilmente instaladas?

Chuveiros sem aro, localização das domadas e acendedores elétricos, portas mais largas, pisos antiderrapante…? Para uma pessoa jovem esses fatores podem não parecer tão importantes, mas para um idoso, isso pode fazer muita diferença na qualidade de vida.

O acesso ao jardim ou a varanda é fácil?

Caminhar no jardim ou tomar sol na varanda fica mais fácil se o acesso a estes locais não for dificultado com degraus. Pessoas idosas que usam muletas ou precisam de uma cadeira de rodas devem prestar atenção a estes detalhes.

O ambiente externo da casa é facilmente acessível a pé?

É importante que você possa entrar e sair de sua casa facilmente. Alguns detalhes devem ser acompanhados de perto:

O acesso a porta da frente do prédio ou da casa é fácil? A iluminação adequada? Cuidado com encostas muito íngremes, escadas, cascalhos no quintal…

O edifício tem um elevador? O elevador funciona bem? Falhas frequentes podem dificultar muito o acesso no seu dia a dia.

As calçadas são largas e estão em bom estado de conservação? Existem obstáculos que podem dificultar o transito com uma cadeira de rodas ou com muletas?

O ambiente externo da casa é facilmente acessível usando o transporte público?

Ser capaz de transitar facilmente utilizando o transporte público é muito importante para manter a sua independência, mesmo se você estiver dirigindo.

Verifique se você tem acesso aos transportes públicos perto de casa. Existe um ponto de ônibus? Acesso ao metrô? Paradas de taxi?

Se você estiver voltando para casa, vindo da região central ou dos lugares onde costuma frequentar, onde o transporte público vai deixar você? Será preciso andar muito até sua casa? A região onde você vai andar é segura e bem iluminada?

Também vale a pena perguntar se existem opções especiais de transporte público para os idosos, fornecidos pela cidade. Para mais informações, consulte a prefeitura da sua cidade.

A casa está bem localizada?

A região da nova casa possui lojas, padaria, banco, supermercados…?

As lojas devem ser facilmente acessíveis a pé ou de transportes públicos. Não precisam ficar muito perto de casa, afinal de contas, pode ser bom fazer uma caminhada de vez em quando, mas decisivamente, não devem ficar muito distantes.

Existem postos de saúde, farmácias ou hospitais por perto? Eles possuem serviços de apoio domiciliar e pode intervir se necessário?

Continuar recebendo visitas de seus amigos e familiares também é muito importante. Você precisa considerar se sua nova casa fica muito distante das pessoas que você conhece e com quem convive.

Também é importante que você continue fazendo suas atividades, exercícios, passeios, e que veja o mundo. Será muito bom se você puder se mudar para uma casa que ofereça uma praça ou parque por perto. Será ainda melhor se existirem atividades para idosos mantidas pela prefeitura da cidade ou pela comunidade do seu novo bairro!

Se você desejar, pode contratar um serviço de acompanhantes, não precisa ser todos os dias, mas ao se mudar para uma nova casa em outra região, pode ser interessante contar com a ajuda de um acompanhante duas ou três vezes por semana, para ajudar na adaptação ao novo ambiente.

Por fim, temos certeza que sua nova casa será a escolha certa, basta observar as nossas sugestões. Desejamos muita felicidade e paz no seu novo lar!