Perda ou roubo de passaporte contendo vistos válidos

Problemas-com-documentação-roubada-ou-perdida

Em novembro do ano passado o ator Shay Suede, teve seu passaporte furtado na Barra da Tijuca, ele deu o alerta através das redes sociais no intuito de conseguir recuperar seu documento, mas o ideal a ser feito é comunicar as autoridades locais e em seguida avisar o próprio consulado.

Se o seu passaporte com visto americano válido, foi roubado, perdido ou furtado o que melhor neste caso a ser feito é dirigir-se a delegacia de polícia mais próxima e comunicar o ocorrido.

 

Na delegacia faça boletim de ocorrência e guarde o B.O., pois o mesmo poderá ser solicitada na emissão do novo documento. Caso você tenha sido furtado, e só tomou conhecimento quando foi procurar seu passaporte, dirija-se a delegacia e preste queixa do ocorrido.

O porque tomar esta atitude

O passaporte é um documento tão importante quanto o RG, desta forma, para evitar fraudes e falsificações em seu nome, o melhor é se precaver, fazendo o B.O e deixando documentado o que ocorreu.

Você não poderá mais renovar o seu visto americano, já que para se enquadrar na categoria renovação é necessário mostrar o visto anterior, como ele foi roubado ou furtado, você não conseguirá apresenta-lo. Desta forma seu visto anterior é considerado cancelado, tendo você que solicitar um novo.

E ao solicitar um novo passaporte, é de praxe apresentar o anterior, caso não seja apresentado, será cobrado uma taxa a mais de R$156,00, mesmo mostrando o boletim de ocorrência, você deverá pagar a taxa mais, por conta de não apresentar o passaporte anterior.

Contate imediatamente a embaixada ou o consulado americano mais próximo, com os seguintes dados:

  • Último e primeiro nome como escrito no passaporte (utilize LETRAS MAIÚSCULAS);
  • Data de nascimento e número do passaporte;
  • Descreva onde/como o passaporte foi perdido ou roubado;
  • Data do extravio/roubo;
  • Telefone e e-mail para contato.

 

É importante tomar providencias acima, por se tratar de um documento muito importante e evitar problemas futuros.