Pastilhas de Freio: Observe o Tempo Delas

Pastilhas de Freio

Pastilhas de Freio

Item essencial na segurança automobilística, o freio é um componente que vem sendo bastante desenvolvido durante os anos de evolução na indústria. Dessa forma, chega-se ao século XVI com sistemas totalmente funcionais e bastante resistentes. Nos carros de rua, que são o foco dos projetos de desenvolvimento, como a Fórmula 1, as implementações tecnológicas são profundamente interessantes, como, por exemplo, os compostos de carbono de alta performance. Entretanto, o motorista comum, deve entender que, ainda sim, é necessária boa manutenção para que tudo saia como previsto.
Assim como uma troca de óleo, manutenção no freio é periódica

Quando o motorista freia o carro e ouve aquele irritante barulho de ferro com ferro, pode ter certeza, as pastilhas de freio já estão prontas para substituição. O ideal de troca é quando o item chega aos 2 mm de espessura, o que já mostra que foi totalmente usada. Mas o condutor deve observar que, assim como uma troca de óleo, deve ser conferido a cada 5000 quilômetros, por uma questão de segurança.

Alguns veículos têm dispositivos que avisam sobre o desgaste do sistema. Entretanto, o olhar do especialista, ou mesmo do dono cuidadoso, fazem toda a diferença. No Rio de Janeiro, por exemplo, com tanto trânsito, um verdadeiro para-e-anda, os freios tendem a desgastar mais que em locais que se para pouco. Dessa forma, cuidar dos freios é como trocar os pneus no Rio de Janeiro. Dessa forma, observar seu veículo, ouvir ruídos é mais que cuidar de um bem é cuidar da sua segurança.

Checar itens periodicamente faz diferença

Muitos motoristas têm o costume de apenas fazer aquela revisão completa quando vão cair na estrada. Grande engano. As ruas pragmáticas do dia-a-dia são umas verdadeiras consumidoras de peças automotivas. Assim sendo, toda semana tente levantar seu carro, ou, ao menos, dar aquela checada nos itens principais, como óleos, água, freio e motor. Isso lhe garante bastante tempo sem grandes preocupações. Não deixe também de fazer alinhamento e balanceamento frequentemente, assim como manter em dia, a calibragem dos pneus.