Passporte – Como Obter o Seu

Viajar é uma atividade que todos deveriam praticar, ao menos, uma vez ao ano. Mas, quando o destino é alguma cidade no exterior o viajante deve tomar alguns cuidados. O principal deles é quanto ao passaporte. Não importa a distância e o tempo de viagem. Mesmo quem pretende visitar um país sul americano terá de portar um passaporte autorizando e justificando sua presença naquele local.

documento não tem a finalidade de restringir, mas sim controlar a presença de estrangeiros. É uma maneira de cada nação saber quantos são os turistas identificados no seu país, quais os motivos de cada viagem e, consequentemente, qual será o período de estadia. Isso permite que cada governo estabeleça procedimentos que visem recepcionar a todos de maneira confortável, como por exemplo, a implantação de melhorias na mobilidade urbana.

Tirando o passaporte

Antes de qualquer coisa, o interessado deve verificar qual é o tipo do passaporte que precisará portar. São quatro tipos:

  • O passaporte comum – para os brasileiros

  • O passaporte emergencial

  • O passaporte específico para estrangeiros

  • O Laissez-Passer – para estrangeiros oriundos de países com os quais o Brasil não ostenta vínculo diplomático e que por conta disso, têm o documento inicial apresentado negado pelas autoridades brasileiras

Documentação

Uma vez identificado qual o passaporte necessário, basta conferir a lista de documentos exigidos para a emissão do mesmo. Essa lista está disponível no site da polícia federal –http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria

Solicitação

Para proceder com o pedido de passaporte, o interessado deverá acessar um formulário online da Polícia Federal e preencher todos os campos obrigatórios. Caso haja dúvida quanto ao preenchimento de qualquer lacuna, poderá enviar um questionamento por e-mail ou entrar em contato através do telefone 194.

Pagamento

Depois de preencher todo o formulário, ao término será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser quitada, impreterivelmente, até a data de seu vencimento.

Comprovação dos dados informados

Após pagar a GRU, o interessado deverá se deslocar até uma unidade da Polícia Federal portando todos os documentos originais de acordo com o tipo de seu passaporte. Entretanto, alguns postos da PF ainda atendem conforme agendamento. No site da PF é possível constatar a lista dos postos que necessitam de agendamento.

Conferir andamento

É possível conferir o status da solicitação do passaporte em um link do site da PF, basta digitar o número de protocolo, o CPF e o código informado ao lado.

Buscar o passaporte

A entrega do documento somente será realizada para o titular do pedido, munido de seu documento de identificação e recibo devidamente assinado.

visto_passaport