Passe no Vestibular Estudando para o ENEM 2012

Passar no Vestibular e Estudar para o ENEM 2012

Passar no Vestibular e Estudar para o ENEM 2012

Com o início do ano letivo é importante, desde já, começar o preparo para o ENEM 2012. Muitos são os alunos que já miram uma faculdade e o Enem acaba sendo um atalho para que se chegue mais facilmente ao objetivo desejado. É importante, no entanto, que o aluno esteja atento a cinco pontos. As escolas baseiam-se neles e conhecê-los pode fazer com que os estudos sejam potencializados. Mas quais são estes pontos?

Aula bem proposta

Dimensionamento de cada aula dando tempo suficiente para a exposição teórica e a realização em classe de atividades pelo aluno. No final de cada aula, são propostas atividades como uma tarefa mínima e uma tarefa complementar.
A tarefa mínima é, geralmente, um convite para o estudo em casa e tem as seguintes características:
•    aborda a essência da aula de maneira simples, para encorajar os alunos;
•    prepara os alunos para assistir à aula seguinte;

Já a tarefa complementar, é dimensionada, no mínimo, para 20 minutos, tem por finalidade proporcionar aos alunos uma oportunidade de se aprofundarem na matéria.

Alguns cursinhos, ainda, têm como lema o seguinte mote:

Aula dada, aula estudada.

Como estudar em casa?

Resolver todas as tarefas mínimas do dia: É uma meta que todos os alunos estudem, no mínimo, 2 horas diariamente. Aos poucos, eles vão adquirir hábito de estudo, vão ter prazer em estudar e se animarão para enfrentar as tarefas complementares.

Resolver as tarefas complementares e registrar as dificuldades para dirimi-las nas aulas seguintes com o professor.

Como verificar se os alunos estão estudando corretamente?

O professor, para verificar se o aluno está cumprindo sua parte do acordo pedagógico deverá:

• Fazer chamada oral precedida de visto nas tarefas.
• Aplicar prova mensal sobre as tarefas mínimas.

É possível ainda que o educador comente uma ou outra tarefa em aula, até mesmo para ligar a aula com a anterior. Mas, se resolver todas as tarefas em aula, sacrificará o tempo que é bastante curto, principalmente nos cursinhos.

É natural que, ao fazerem os exercícios em casa, os alunos queiram conferir os resultados. É nesse momento que eles necessitam das respostas, para eliminar dúvidas. Além disso, a maioria dos materiais de cursinho sabem que dar as respostas e as resoluções posteriormente apresenta uma outra desvantagem: nesse caso, o aluno terá de fazer as tarefas do dia e conferir as anteriores. Isso representa um acúmulo de trabalho que, certamente, desorganizará a sua vida, mas é sempre melhor que o aluno se torne autônomo.

Estudando dessa forma, o aluno poderá fazer os vestibulares e até conferir a resolução do ENEM 2012 sem a pressão de que não foi bem por não ter se preparado corretamente.