Parece Que Só Eu Tenho Problemas

problemasMuitas vezes nos deparamos com situações difíceis em nossas vidas, as quais nos fazem querer desistir de continuar lutando. No meu caso, por exemplo, todos os dias surgem dificuldades novas, em um dia é a falta de dinheiro que me incomoda, em outro é o desânimo por eu não ter um emprego e ainda tem momentos que quase “surto” por estudar bastante e não conseguir passar em um concurso público… As vezes tenho vontade de sumir por acreditar que não conseguirei resolver tantos problemas.

Ah… problemas, problemas, problemas… Será que sou só que que os tenho? Ah, como eu gostaria de ter a sua vida por ela parecer ser melhor que a minha.

Todos os seres humanos enfrentam dificuldades em suas vidas, todos! Gosto de dar ênfase nesta última frase porque muitas vezes cometemos o grave erro de acreditar que os outros não possuem problemas, ou se tiverem julgamos ser preocupações de menor importância comparadas ao que estamos passando. O que estou querendo dizer com tudo isso  é que, talvez por questões culturais, muitas vezes almejamos viver a vida do outro por parecer ser melhor que a nossa, mas acreditem a preocupação que o outro sente é igual a nossa, os motivos podem não ser os mesmos mas as preocupações, os aborrecimentos, os estresses, são os mesmos sim. Nós somos seres humanos e o sentimento que nos causam um certo desespero são iguais para todos.

As vezes acreditamos que os nossos problemas são tão imensos, que não sabemos como fomos nos meter nessa enrascada  Então começamos a avaliar a vida do outro e começamos a desanimar, pois o outro consegue e eu não, o outro tem e eu não, e assim vai. O fato de fazermos essas comparações de nossas vidas com as vidas dos outros só fazem com que os nossos problemas se tornem cada vez maiores e insustentáveis e que o desânimo tome conta da nossa realidade, motivando-nos a desistir de algo que almejamos. A exemplo disso posso citar as minhas experiências de vida, foram muitas as vezes em que me comparei com as outras pessoas e sempre julgava que elas tivessem uma vida melhor que a minha e por causa disso acabei me desanimando de continuar tentando a alcançar aquilo que eu mais queria por me sentir incapaz, essa foi a pior bobagem que já cometi, pois só fez com que os meus problemas parecessem ser maiores.

Os problemas estão presentes em nossa vida e, como consequência disso, o desânimo acaba sendo uma parte integrante dessas dificuldades, os outros parecem ter problemas menores que os nossos, mas não são. Por mais que consideremos os nossos problemas como sendo os maiores do mundo, devemos continuar lutando para superá-los, é insistindo que conseguimos enfrentar. Quando conseguirmos resolver uma dificuldade outra logo surgirá… A vida de todos é constituída de problemas. Seria muito bom se a nossa vida fosse bela, que não tivéssemos preocupações, mas infelizmente a vida não é assim para ninguém e é por isso que devemos sempre procurar ser resistentes, persistentes para enfrentar tudo que a vida vier a nos oferecer. Se não conseguirmos resolver determinado aborrecimento, paciência… pois somos seres humanos e não Deus, nem tudo nós podemos resolver.