Para que servem as chapas de aço?

As chapas de aço são peças planas obtidas através de processos industriais que visam atender às exigências do consumidor final com atributos químicos e mecânicos.

Para que servem as chapas de aço?

Estes produtos são muito empregados na indústria metalúrgica e mecânica, e apresentam propriedades que lhes oferecem uma longa durabilidade e extrema resistência a impactos, ácidos, oxidação, compostos básicos e muito outros.

Existem diferentes tipos de chapas de aço disponíveis no mercado, cada uma produzida para um fim especifico e que leva em consideração seu processo de fabricação.

O presente artigo foi elaborado com o intuito de esclarecer as diferentes dúvidas que podem surgir relacionadas ao assunto.

Como é o processo de produção das chapas de aço?

A produção das chapas de aço começa no processo de mineração, em que o material é extraído da natureza em sua forma bruta.

Após a extração, a matéria é encaminhada para as usinas siderúrgicas, onde passa por um forno de alta temperatura, sendo transformada em ferro gusa para eliminar as impurezas de sua composição.

Após o processo de transformação do minério bruto em ferro gusa, acontece a aciaria, em que o ferro gusa é convertido em placas de aço.

Na aciaria, também ocorre a implementação de elementos químicos que darão origem aos diferentes tipos de aço que existem.

Após a produção da placa, cada modelo passa por um processo de laminação diferente que acarretará na então produção das diferentes chapas de aço disponíveis no mercado, como as chapas grossas, chapas expandidas, chapas perfuradas, entre outras.

Aplicações das chapas de aço

Existem inúmeras aplicações para as chapas de aço que são relacionadas ao processo de produção pelo qual cada modelo é exposto.

Desta forma, as chapas apresentam propriedades diferentes entre si para que possam oferecer resultados específicos em suas aplicações.

Os cinco tipos mais comuns de chapas encontradas no mercado são as grossas, xadrez, laminadas à frio, laminadas à quente e as galvanizadas.

A seguir, serão listados os diferentes tipos de chapas de aço e detalhadas quais são suas possíveis utilizações no mercado.

As chapas de aço e suas aplicações

  1. Chapas de aço grossas

As chapas grossas de aço são os principais produtos distribuídos pelas empresas de aço, por serem usadas para diferentes finalidades.

Devido ao seu processo de produção, este tipo de chapa apresenta grande propriedade de soldagem, dando ao material final uma excelente resistência mecânica.

Elas são utilizadas na indústria de produção de peças mecânicas, na fabricação de telhas, em construções civis, em tanques de armazenamento, na indústria automotiva e muito mais.

  1. Chapas de aço xadrez

As chapas de aço xadrez também são conhecidas como chapas de piso, pois possuem um relevo característico que é antiderrapante. Elas são muito utilizadas em construções, rampas e pisos industrias.

  1. Chapas de aço laminadas à frio

As chapas laminadas à frio passam por um processo industrial em que são produzidas em uma temperatura abaixo dos 100° Celsius, o que caracteriza sua nomenclatura.

Esta forma de fabricação permite a elas serem mais flexíveis, maleáveis e com um acabamento mais refinado do que os outros tipos de chapas existentes no mercado.

Desta forma, elas são muito utilizadas na fabricação de painéis, luminárias, eletrodomésticos, esquadrias, construção civil e outros.

  1. Chapas de aço laminadas à quente

Ao contrário do modelo anterior, as chapas de aço laminadas à quente são produzidas sob uma temperatura acima dos 900° Celsius.

Por passarem por esse processo de fabricação, elas são menos maleáveis e oferecem uma maior dureza.

Estes modelos de chapas são muito utilizados em tubos metálicos, rodas, móveis, fabricação de autopeças, longarinas e muitos outros.

  1. Chapas de aço galvanizadas

As chapas galvanizadas oferecem um ótimo custo-benefício ao consumidor, pois o material passa por um processo de galvanização durante sua produção.

Estes modelos possuem propriedades térmicas, acústicas e resistência a agentes corrosivos, devido ao seu revestimento feito à base de zinco, que oferece maior durabilidade para o produto.

As chapas de aço galvanizadas têm diversas aplicações, sendo muito utilizadas na composição de calhas, rufos, dutos de ar condicionado, telhas e outras aplicações diversas.

 Conclusão

Como foi exposto ao longo do artigo, chapas de aço são peças produzidas industrialmente que estão muito presentes no nosso cotidiano, como em rodas de automóveis, construções civis, telhas, calhas, pisos e muitos outros.