Para que Serve as Resistências Elétricas

Na escola aprendemos que a resistência elétrica é a habilidade de um corpo de se resistir a passagem de corrente elétrica, mesmo quando há uma diferença de potencial aplicada. Na escola também aprendemos que é possível fazer o cálculo de acordo com a primeira lei de Ohm, mas e na prática, como funcionam e para que servem as resistências elétricas? Geralmente usadas em aparelhos domésticos e máquinas industriais, elas tem uma grande importância no cotidiano de diversas pessoas e por essa razão muita coisa gira em torno delas. Saiba mais sobre o funcionamento e quais os benefícios que podem trazer para o dia – a – dia.

ResistorR

O que é resistividade

Quando uma corrente elétrica é empregada em um condutor metálico, muitos elétrons livres se deslocam em seu interior colidindo uns contra os outros e contra os átomos do material, o que fazem que tenham uma determinada dificuldade para se deslocar. Ou seja, há uma resistência à passagem da corrente elétrica no condutor e daí surgiu a grandeza chamada resistividade elétrica. Alguns fatores podem influenciar a resistividade de um determinado material, como o seu tamanho, que é proporcional a sua capacidade de resistir a corrente elétrica. A área de sua seção também influencia, além do material em que é feito e da temperatura onde se encontra.

Par que serve resistência elétrica

Resistência para Banho QuímicoComo o nome diz, a resistência elétrica resiste e no caso é passagem de corrente elétrica, mas essa capacidade não sai de graça, pois para que ocorra essa resistência é necessária a dissipação de calor. Por essa razão elas são usadas em aparelhos que realizam a troca de energia elétrica para energia térmica, usada principalmente em equipamentos como ferro elétrico ou chuveiro, que realiza essa conversão.

Outro ponto importante é que a resistência elétrica evita que a passagem da energia possa danificar o aparelho. Em termos leigos, ela evita que o aparelho queime devido a um curto que possa ocorrer. Ela realiza o controle da voltagem em qualquer parte do circuito, pois dificulta a passagem das cargas elétricas que podem danificar o aparelho. Essas cargas podem realizar a queda de potencial nos terminais da resistência.

Como funciona a resistência elétrica

Quando ocorre uma queda de potencial no circuito, as resistências impedem que a voltagem possa danificar o aparelho.  Como elas são feitas de materiais que os átomos possuem propriedades especiais, os elétrons flutuam livres de átomo em átomo, de forma aleatória. A resistência fará com que os átomos fluam de forma ordenada, podendo retardar a passagem dos elétrons. Esse fluxo será determinado de acordo com o material, tamanho e formato da resistência.

Aparelhos que possuem resistência elétrica

Geralmente os aparelhos realizam a troca de energia elétrica para energia térmica e são usados tanto em casa como na indústria. Os mais comuns são chuveiro elétrico, ferro de passar que apresentam uma resistência interna, responsável por sua principal funcionalidade. Alguns modelos permitem a troca, caso sejam avariadas por uma corrente elétrica maior que a suportada. Além deles, os mergulhões, fornos elétricos e aquecedores também apresentam resistências elétricas. Na indústria elas são empregadas em máquinas que moldam plástico, câmaras quentes, fundição de metais e demais funcionalidades que exigem altas temperaturas.