Palavras-chave Negativas – Utilize a Seu Favor

Palavras-chave

Palavras-chave negativas. Aprenda utilizá-las.

As palavras-chave negativas são bons elementos que nos ajudam a criar anúncios mais eficazes no Adwords, aumentando a precisão na busca de nosso público-alvo. Quando você cria uma campanha Adwords, você vê de perto a importância desse elemento na busca de uma boa campanha na internet. Desta forma, dizemos ao Google para pesquisar o que não queremos que apareça. O conceito de palavras-chave negativas não só funciona com o Adwords, mas com qualquer tipo de publicidade na rede de conteúdo do Google.

Até agora, parece simples, mas uma configuração incorreta de palavras-chave negativas pode ser letal para uma campanha Adwords, então vamos ver o porquê.

Imagine que nosso site é dedicado à compra e venda de imóveis. Para fortalecermos nossa imagem, uma boa idéia é pontuar como negativo para a palavra “enganar”. Assim, quando um usuário realiza uma busca como “fraude na compra e venda de imóveis”, nosso site não aparece entre os links pagos. Desta forma, evitamos que o usuário seja inevitavelmente associado à idéia de burla (pelo menos visualmente), e também, embora nós paguemos cada vez que alguém clicar em nosso link, não apareceu em uma busca estéril, porque se alguém esta à procura de informações sobre fraudes imobiliárias certamente não está disposto a clicar em nosso link. Isso melhora o nosso índice de qualidade, para certificar-se de aparecer em pesquisas relevantes, aumentando as nossas taxas de conversão.

Tome cuidado!

Você deve ser extremamente cuidadoso ao incluir palavras-chave negativas. Tomando o exemplo acima, um erro simples pode impedir que o anúncio seja exibido em buscas relacionadas a “compra e venda de propriedades”. Uma verdadeira catástrofe.

É sempre oportuno incluir variações de palavras-chave negativas, tais como “scam”, “fraudes”, “peculato”, etc.

Como encontrar palavras-chave

O Google tem uma excelente ferramenta para selecionar palavras-chave que lhe dará uma idéia do volume popular de pesquisas, bem como as palavras-chave negativas que devem ser incluídas: https:/adwords.google.com.ar/select/KeywordToolExternal. A partir desta página, você pode baixar a informação em formato Excel, por exemplo, para analisá-lo mais tarde offline. O resultado pode ser alcançado de duas maneiras: inserindo as palavras-chave atuais, ou permitindo que o administrador faça uma leitura em seu site, para remover as palavras-chave sugeridas com base no conteúdo textual. Talvez você possa precisar ajustar o conteúdo do texto, para garantir um posicionamento orgânico adequado ao seu tema central.

Se você quer saber mais sobre como utilizar e otimizar seus artigos com palavras-chave, leia esse texto no blog SEO Marketing para saber como funcionam as keywords na otimização de páginas web.