Os Segredos Dos Alimentos que Combatem o Envelhecimento Precoce

 Alimentos Que Combatem O Envelhecimento Precoce

Alimentos Que Combatem O Envelhecimento Precoce

Sabemos que todos nós envelheceremos um dia, embora seja difícil aceitar esse fenômeno natural que faz parte do ciclo da vida, e que aparece principalmente em nossa pele e no nosso rosto. Mas a boa noticia é que, a despeito dessa realidade dura de aceitar, existem alternativas interessantes que visam retardar os efeitos da velhice. Á guisa de exemplo, com a adoção de hábitos saudáveis junto com uma alimentação equilibrada, é possível prevenir o envelhecimento precoce e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.

Muitos alimentos são ricos em nutrientes e vitaminas que ajudam a combater as temidas rugas e marcas de expressão, deixando a pele mais jovem e bonita; outros são ricos em propriedades antioxidantes que combatem os chamados radicais livres que em excesso podem prejudicar a saúde. E para quem não sabe, os antioxidantes têm a função de retardar o envelhecimento precoce, regenerando assim os tecidos.

Confira abaixo alguns exemples desses alimentos que combatem o envelhecimento precoce, e os seus principais benefícios:

1 – TOMATE

O tomate é rico em licopeno; trata-se de um poderoso antioxidante que pertence à família da vitamina A, e que tem a função de retardar o envelhecimento das células da próstata e de reduzir o risco de alguém desenvolver câncer de pulmão e de estômago.

2 – MAÇÃ

Esta fruta de alto valor nutritivo é rica em sais minerais como Ferro e Fósforo, e em Vitaminas B1, B2, que ajudam a evitar a queda de cabelo, problemas de pele, além conseguirem regular o organismo; ademais, o consumo diário dessa fruta ajuda também a reduzir o risco de câncer; sem contar que, pelo fato de possuir em sua composição também os flavonóides ( antioxidantes encontrados em muitos alimentos de origem vegetal ), a maçã ajuda a retardar o envelhecimento.

3 – UVA

A uva traz inúmeros benefícios à nossa saúde por ser fonte de Vitaminas A, B e C, proteínas, e de sais minerais, tais como: fósforo, cálcio, ferro e potássio. E segundo especialistas, alguns componentes presentes na uva protegerem o coração contra infartos, uma vez que conseguem desobstruir as artérias e regular as taxas de colesterol no sangue, dentre outros benefícios. E é importante destacar que a uva verde não contém a mesma quantidade de flavonóides que estão presentes nas uvas pretas e rosadas; é por isso que o ideal é o consumo de uvas pretas e rosadas para que possamos combater eficazmente o envelhecimento precoce e ainda proteger o nosso coração.

4 – ALHO

Estudos indicam que o alho diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom ( o HDL), reduzindo também a pressão arterial; e graças aos compostos fitoquímicos ( alicina e ajoeno ), a alho também ajuda a diminuir e os níveis de açúcar no sangue.
Outro beneficio do alho, especialmente para quem quer manter a sua aparência jovem, é que este alimento tem ação antioxidante, o que impede a formação de radicais livres responsáveis pela formação de células cancerígenas, além de retardar o envelhecimento das células.

5 – CASTANHA-DO-PARÁ

Para quem não sabe, a castanha-do-pará é rica em proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro e outros minerais, e ela ainda possui alto teor de selênio, mineral muito importante por sua ação antioxidante, e que tem a função de frear a produção de radicais livres, desacelerando assim o envelhecimento precoce; sem contar que esse mineral também atua no fortalecimento do sistema imunológico, além de reduzir o risco de doenças do coração.

6 – CENOURA

A cenoura contém inúmeros benefícios à nossa saúde. Ela é fonte de vitaminas A e B , e de minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e sódio; e nela encontramos também o betacaroteno ( substância que lhe confere a cor laranja-avermelhada), e que, assim como as vitaminas, tem efeito antioxidante – o que contribui para reduzir o risco de câncer e retardar o envelhecimento precoce, dentre outros benefícios.

7 – CACAU

Segundo estudos, o chocolate amargo é rico em flavonóides; portanto o consumo moderado de chocolate pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares e prevenir derrames. Além do mais, os antioxidantes presentes no chocolate também são eficazes em retardar o processo de envelhecimento.

É claro que estes alimentos relacionados acima são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em nutrientes e em substâncias antioxidantes que ajudam a retardar o processo envelhecimento e deixar a nossa pele mais jovem e bonita. Porém o mais importante é sempre procurarmos fazer uso desses alimentos, que são uma verdadeira fonte da juventude!