Por séculos o homem tem feito uso dos elementos da natureza, transformando-os em bens de consumo que são indispensáveis à nossa sobrevivência. A água, a vegetação, os minerais, o solo e a energia do sol, são exemplos típicos de recursos naturais encontrados na natureza.

Recursos Naturais - Uso Consciente

Recursos Naturais - Uso Consciente

Entretanto sabemos que muitos recursos naturais são bens finitos; já outros, se não forem devidamente preservados e utilizados com responsabilidade e consciência, podem por em risco a própria sobrevivência da humanidade. Ademais, o aumento explosivo da população mundial – este ano seremos 7 bilhões – sempre agrava a pressão sobre a utilização dos recursos naturais para suprir a demanda que não para de crescer. Sem falar que isso provoca um efeito dominó que se reflete também no meio ambiente que já não suporta a carga de tanta poluição e lixo produzida por nós.

A situação, portanto, é extremamente grave, pois hoje a Terra não consegue mais repor o que consumimos dela. Concluímos, portanto, que algo tem  que ser feito com urgência.

É claro que muitos paises já adotaram medidas urgentes que objetivam reverter esses problemas e salvar o planeta. E podemos citar, como exemplos, a política de incentivo ao controle de natalidade, o programa de reciclagem de lixo, e a campanha para a economia de água. E não resta dúvida de que tem havido uma  maior conscientização das questões ambientais por parte de toda a sociedade. Mas só o tempo dirá se ainda somos capazes de interagir com a natureza, respeitando os seus recursos naturais, sem os quais não somos nada.