Conheça as escadas plataforma NR12

Se tratando de uma tarefa doméstica ou até mesmo de algum trabalho especifico, a escada é algo que sempre marca presença em nossas vidas, não é mesmo? Já ouviu falar das escadas plataforma NR12?

É importante ter em mente o tipo de equipamento que você poderá estar usando para suas eventuais necessidades, sabia?

Ou seja, contar com escadas que correspondam ao padrão NR12 pode ser um enorme diferencial para ajudar a atribuir mais segurança em meio às suas tarefas – independente de quais são elas!

A NR12 refere-se a uma Norma Regulamentadora que é basicamente dedicada para máquinas e outros tipos de equipamentos gerais que poderão ser usados em tarefas de cunho cotidiano ou mais especificas!

A norma tem como objetivo central garantir, acima de qualquer coisa, a integridade dos usuários que precisem usar tais ferramentas ou máquinas.

Para que você possa se inteirar melhor sobre esse assunto e até mesmo acerca dos diferenciais das escadas plataforma NR12, no decorrer desse artigo você terá a oportunidade de conhecer mais detalhes.

A seguir você poderá conferir os melhores tipos de materiais e modelos de escadas para diferentes tipos de serviços que acabem recorrendo ao uso de alguns apetrechos básicos e fundamentais. Confira:

Escadas plataforma NR12 – entenda os materiais das escadas pela NR12!
Primeiramente, é importante destacar que as escadas podem ser feitas com diferentes tipos de materiais diferentes, sendo que 3 acabam sendo mais recorrentes:

• Madeira

Um modelo bem comum, sendo eu esse tipo de escada tem bastante resistência a impactos, bem como são considerados excelentes isolantes térmicos e elétricos.
Por esse motivo podem ser escadas usadas em serviços mais simples que acabem envolvendo eletricidade, por exemplo.

Além disso, por ser um material bem duradouro, pode também ser bastante usados para pintura e limpeza.

As escadas de madeira devem ser armazenadas em locais que sejam seco e também coberto, de forma a prolongar mais a sua vida útil.

• Metal

Pode ser, em grande parte dos casos, encontrada em alumínio ou aço, e envolvem ainda uma vantagem de poder receber uma pintura que seja protetora – o que evita que a escadas NR12 acaba estragando quando exposta ao tempo.

Elas ainda podem ser armazenadas não somente em locais internos como também em locais externos, bem como em serviços mais específicos ou até mesmo domésticos.

Uma das vantagens desse tipo de escada é a versatilidade! Isso porque no mercado há muitos opções de modelos e também formatos, indo desde extensíveis, dobráveis e as escadas plataforma NR12.

Fibra de vidro

São escadas feitas para serem superiores em comparação com outras vendidas no mercado, agregando ainda uma grande versatilidade das escadas de metal com as propriedades de cunho isolante das escadas feitas em madeira.

Quais cuidados devem ser considerados para usar as escadas?

Confira abaixo alguns dos principais cuidados que precisam ser adotados na hora de usar uma escada:

• Procure deixar a base da escada sempre com uma distancia média da parede, pois isso poderá evitar eventuais quedas.
• Nunca desrespeite a capacidade máxima que é indicada pelo produto.
• Dê preferencia em apoiar a escada em um piso que seja firme e tome cuidado em locais mais escorregadios.
• Nunca deixe de considerar o uso de cinto quando a altura do trabalho a ser feito for superior a dois metros.
• Sempre procure se lembrar de fazer uma verificação na estrutura da escada, tendo o cuidado de procurar pelas trincas ou desgastes.

No caso das escadas plataforma NR12, lembre-se de sempre travar bem as rodinhas antes de começar a usa-la.