Os Principais Benefícios da Contratação de Um Craque de Futebol

Um craque, ou seja, um jogador com créditos firmados na mais alta-roda do futebol internacional pode ser um trunfo muito preciso na carreira de qualquer clube. Por vezes nem é preciso que faça a diferença dentro de campo; a contratação de um atleta nestas condições acarreta enormes vantagens para o clube, muito para além do rendimento desportivo. Dentro do campo e fora dele, ele será capaz de, por diversas formas, proporcionar os mais diversos ganhos ao clube. Neste artigo apontamos sete vantagens de contratar um jogador de topo.

1. Mais adeptos

A contratação de uma estrela atrai adeptos; pode dizer-se mesmo que um astro internacional arrasta multidões. Muitas vezes o apoio a uma equipa depende dos jogadores que ela envolve. Um grande nome do futebol internacional transporta com ele milhares de fãs que certamente se tornarão adeptos do clube, aumentando o apoio no estádio e contribuindo positivamente para as finanças do clube.

2. Mais patrocínios

As empresas que patrocinam os clubes procuram, obviamente, visibilidade. A inclusão de um jogador deste tipo num plantel dá muito maior projeção aos patrocinadores; as camisolas e o estádio aparecerão numa quantidade muito maior de ecrãs de televisão, em muito mais páginas de jornal, e atrairão as atenções de todos os que gostam de fazer apostas desportivas. Enfim, a publicidade a essas empresas será muito maior. Assim, o clube será procurado por empresas de maior dimensão e com maior volume de investimentos.

3. Mais merchandising

A maior parte dos adeptos adquirem material de merchandising em função das estrelas do clube. Quando um grande clube contrata uma estrela internacional é normal que as vendas de camisolas do clube com o nome do craque disparem. Assim, aumentará de imediato o rendimento da venda de camisolas e de todo o tipo de materiais que o departamento de marketing consiga pôr à venda com referência a esse jogador. As próprias digressões internacionais do clube passam a ser momentos de venda deste tipo de materiais.

4. Maior visibilidade através da comunicação social

Quanto maior é o número de craques, mais jornalistas estarão presentes nos eventos do clube, nomeadamente nos jogos, nos estágios ou nas conferências de imprensa. Assim, aumentará exponencialmente a divulgação mediática da vida do clube com tudo o que isso implica, tanto em termos desportivos como financeiros. Por exemplo, é normal que o dinheiro proveniente dos direitos televisivos aumente de imediato, uma vez que se tornam mais apetecíveis as transmissões televisivas dos jogos do clube.

5. O clube torna-se mais “apetecível” para jogadores de qualidade

O facto de estar presente um jogador de grande nomeada funciona como um autêntico “convite” à vinda de outros jogadores de qualidade para o clube. Dessa forma, o valor do plantel será certamente aumentado.

6. Maior projeção internacional do clube, através, por exemplo, de mais convites para eventos

A partir do momento que o clube inclui nas suas fileiras um jogador conhecido mundialmente, não faltarão convites para os mais prestigiados torneios internacionais, por exemplo. Da mesma forma, empresários e dirigentes internacionais terão conhecimento mais aprofundado do clube e o prestígio deste será incrementado por todo o mundo.

Isto poderá ter mesmo outros efeitos a médio e longo prazo, como o aumento da visibilidade de outros jogadores do clube que poderão assim conseguir transferências vantajosas para o clube e para os próprios atletas.