Os pais da resistência elétrica

Em plena época de comemoração do Dia das Mães, uma singela homenagem aos papais também não sai como uma má ideia. Mais especificamente, os papais da resistência elétrica, merecem ser lembrados por este grande feito realizado em nosso favor. Nós sabemos que as resistências elétricas nada mais são do que a capacidade de um corpo se opor à passagem de corrente elétrica, mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. Para você entender a fundo o que é e como funciona uma resistência elétrica, vamos falar um pouco sobre o que é o Efeito Joule.

Efeito Joule nas Resistências Elétricas

Efeito Joule nas resistências elétricas.O chamado efeito Joule, que pode ser também chamado de efeito térmico, pode ser definido quando uma corrente elétrica percorre um resistor fazendo com que esta energia elétrica venha a se transformar em uma energia térmica ou também calórica. Essa transformação normalmente acontece por causa de um choque que existe entre os elétrons livres e os átomos do condutor. As cargas elétricas que podem compor a corrente deverão sofrer, através do condutor, um impedimento ao seu movimento; E esta passagem passa por uma dificuldade oferecida pelo resistor o que é capaz de caracterizar as suas propriedades físicas, como por exemplo, as resistências elétricas.

A lei de Ohm nas Resistências Elétricas

Podemos citar que para existir uma determinada corrente elétrica entre dois pontos é preciso que se tenha uma tensão entre esses pontos. Apesar disto, que relação existe entre estas grandezas? Que tipo de valor de corrente elétrica que passa por um condutor quando suas extremidades são ligadas e uma determinada diferença de potencial? Certamente você já se perguntou na prática, onde deverá ser aplicada a lei de Ohm. É claro que durante algum tipo de manutenção você não irá fazer cálculos que envolvam as unidades elétricas, apesar disto existem diversas vezes onde é necessário se medir a intensidade de uma corrente, tensão ou mesmo um tipo de resistência elétrica.

Existem momentos que deverão acontecer dúvidas como “se é possível substituir simplesmente um resistor por outro de maior potência, se todos os fusíveis têm os mesmos princípios de funcionamento, para que os substituir somente por outro com as mesmas características?” “Por qual motivo os fios condutores contam com valores específicos?” E se é importante que você, como um bom profissional e competente, saiba estas respostas desenvolvendo assim um trabalho consciente e responsável de qualidade.

O mundo e as resistências

A partir das resistências elétricas nosso cotidiano pode ser aproveitado de uma maneira ainda mais fácil.E por causa desses senhores, devemos agradecer pelos serviços prestados para humanidade. Até porque, os fabricantes de resistências elétricas não nos serviriam com os tradicionais banhos quentinhos, saunas, entre tantas outras utilidades que nos servem no cotidiano.

Para os mais leigos, elas podem não representar uma coisa tão importante de se analisar; Mas principalmente para indústria e suas máquinas, as resistências elétricas são fundamentais para a rotina industrial funcione corretamente.