Os Painéis Solares e o Meio Ambiente

A energia solar está começando a ficar bastante difundida por causa da consciência ecológica que está cada vez mais presente na sociedade. Muitas casas já tem aquecedores solares ou painéis fotovoltaicos para a geração de energia.

Painéis Solares

Painéis Solares

Para quem não sabe, os aquecedores solares usam os painéis solares para absorver a energia proveniente do sol para esquentar água, que posteriormente irá ser armazenada em boilers. Já no caso da geração de energia, os painéis solares captam a energia solar e suas células fotovoltaicas transformam essa energia em energia elétrica de corrente contínua, que posteriormente essa corrente virá a ser transformada em corrente alternada para poder ser utilizada por todos os aparelhos elétricos ou eletrônicos comuns à uma casa.

A grande vantagem da energia solar se dá, por exemplo, nos casos onde há uma família numerosa e com consumos de água quente consideráveis. O investimento pode não ser muito barato mas no médio prazo se paga nos casos de famílias grandes. Mesmo assim poucos são os que se arriscam nessa nova aventura.

Uma outra vantagem é a de ser uma energia limpa e renovável. Quem optar pela energia solar estará ajudando a preservar o meio ambiente.

Também é importante esclarecer que os painéis solares não requerem de muita manutenção e são de fácil montagem e portabilidade. Isto significa que para os casos dos painéis fotovoltaicos pequenos, se uma pessoa quiser levar consigo a sua instalação para outra casa, é perfeitamente viável.

Muitos países do mundo oferecem incentivos a quem quer investir em energias renováveis, portanto está claro que atualmente devido aos preços ainda um pouco elevados, é importante que o governo dê todos os apoios possíveis para quem está realmente disposto em encarar o meio ambiente de uma outra maneira.