Os Melhores Modelos De Portões

A primeira visão para quem passa em frente a uma residência é a sua fachada e consequentemente o seu portão de acesso principal. Os portões possuem diferentes estilos, materiais e funcionalidades. Por conta disso, devem ser escolhidos de forma que tenham uma harmonia visual com a construção.

 

A escolha certa favorece o imóvel como um todo e traz ainda mais bom gosto para a propriedade. Veja aqui alguns tipos de portão basculante no mercado que além de sua utilidade óbvia, podem proporcionar muito mais exclusividade para a sua residência. A primeira escolha é entre portão manual ou automático:

 

Portão automático

 

A automatização do portão e a sua abertura é sempre mais prática, no entanto, é preciso verificar o tempo do funcionamento desse sistema, para garantir segurança e privacidade aos moradores.

 

Lembrando que o material é um ponto crucial na escolha de um portão automático, quanto mais leve ele for, mais fácil e rápido é a sua abertura, além de exigir um gasto menor de energia do motor que faz este movimento.

 

Todos os modelos de portões poderão ser automatizados, e isso é muito útil também quando há chuva, permitindo que o morador não se molhe ao sair de casa ou do veículo ao retornar para o lar.

 

Portão manual

 

Se você pretende economizar em sua obra, vale a pena apostar na abertura manual. Onde é instalado um trilho para que o portão percorra com mais facilmente neste eixo.

 

No futuro, o morador pode trocar a abertura manual por uma automática: os trilhos podem ser adaptados sem a necessidade de alterar o modelo do portão.
Decidido se seu portão será manual ou automático você pode optar pelo sistema de abertura. Existem três tipos de sistema mais utilizados para abertura do portão: abrir, correr e o basculante.

 

Portão de abrir

 

O de abrir é o mais tradicional, que necessita apenas de um espaço interno para a abertura das folhas. Esta é uma das opções mais comuns, mas que necessita de espaço disponível para abertura.

 

Portão de correr

 

O portão de correr desliza em uma linha horizontal, necessitando de um espaço na fachada para que a ele corra livremente. Sua abertura pode ser tanto manual como automática.

 

Portão basculante

 

O modelo de portão basculante é aquele que abre para cima e não precisa de tanto espaço livre como os outros citados. Pode ser a solução ideal para a construção que quer aproveitar cada espaço da garagem.

 

A abertura é feita na vertical, onde a base de sustentação dele corre dentro de uma espécie de trilo nas laterais direita e esquerda, permitindo assim a sua abertura e fechamento.

 

Outra vantagem do portão basculante, seja ele automático ou manual, é que na hora de fechar esse tipo de portão não toca o chão, o que evita o processo de corrosão do material, que ocorre devido ao contato e raspagem do portão.

 

Atualmente, os portões basculantes são os modelos mais utilizados, pois oferecem também comodidade, além de serem bonitos visualmente. Algumas vantagens do portão basculante são:

 

• Segurança
• Dificulta o risco de assaltos e furtos;
• Funciona manualmente no caso de falta de energia elétrica.
• Consome pouca energia;
• É resistente e durável;
• Permite diversos tipos de acabamento.

 

Materiais aplicados em portões

 

Os materiais que podem ser usados como portões atualmente são diversos. Os mais comuns são:

 

• Madeira: Portões feitos em madeira costumam ser caros e exigem manutenção. O tipo de madeira influencia o preço e a durabilidade e eles devem ser lixados e envernizados regularmente devido à exposição ao sol que os desgasta interferindo na estética.

• Ferro: Não é indicado para quem vive no litoral, devido à maresia, ou para quem reside em clima frio e úmido, pois é vulnerável a corrosões. Os portões de ferro são mais baratos, mais resistentes a impactos e permitem uma variedade maior de estilos.

• Alumínio: Os portões de alumínio são fáceis de limpar, não enferrujam tanto quanto os de ferro e não sofrem com a exposição ao sol como os de madeira. Porém, se estiver parafusado, soldado ou pregado com algum material ferroso, pode corroer rapidamente.

 

Agora que você conhece os principais tipos de portões disponíveis, basta escolher o material e o tipo que melhor se encaixa na sua necessidade e gosto, seja ele de abrir, de correr ou portão basculante!