Os Maiores Problemas do Yahoo Respostas

Os problemas do Yahoo Respostas

Os problemas do Yahoo Respostas

Os sites de perguntas e respostas foram um grande avanço no sentido da participação do usuário na criação de conteúdo online, e o Yahoo Respostas é o maior exemplo disso. Surgido em 2006, o Yahoo respostas logo se tornou referência na busca do chamado conteúdo social na internet. As pessoas encontraram nele não o conteúdo padrão criado por editoras e produtoras, mas sim o conteúdo criado por pessoas comuns, sem vínculos com marketing ou quaisquer intenções que as fizessem publicar conteúdo tendencioso.

No entanto, apesar de que o sistema do Yahoo Respostas tenha sido aprimorado e melhorado no passar dos anos, alguns problemas ainda persistem e fazem com que a informação publicada neste site não seja de tão boa qualidade quanto poderia ser. Neste artigo nós vamos falar sobre algumas das principais críticas que o Yahoo Respostas recebe na sua forma de administrar a imensa quantidade de conteúdo que recebe.

Problema 1: Pontuação dos usuários

Uma das principais críticas que o Yahoo Respostas recebe sobre a forma de gerenciar seu conteúdo é a maneira com a qual ele pontua as ações dos usuários. Em uma rápida visualização da tabela com a descrição da quantidade de pontos que é creditada ou debitada do usuário a partir de cada ação tomada dentro do site é possível percebermos que o site valoriza muito mais a participação dos usuários em si do que a qualidade do conteúdo publicado; ou seja, pessoas que participam mais tendem a ter mais pontos ainda que suas respostas sejam de baixa qualidade.

Problema 2: Autor da pergunta escolhe a melhor resposta

Outra crítica também bastante recorrente dos usuários do Yahoo Respostas é que eu site permite que o autor da pergunta escolha a melhor resposta a seu exclusivo critério. Isso faz não só com quê o autor muitas vezes escolha uma resposta incorreta ou incompleta como a melhor, como também impede que posteriormente uma resposta mais relevante seja dada e escolhida como a melhor.

Problema 3: Moderação

A terceira e última crítica bastante frequente dos usuários no Yahoo Respostas é que o site não tem uma boa moderação para spam; ou seja, muitos usuários frequentemente usam o site para divulgar a venda de produtos e serviços ou ainda divulgar seus sites e blogs. Além disso, muitas perguntas geram discussões calorosas entre os usuários e acabam se tornando espaços para insultos e desrespeitos que permanecem visíveis no site e não são removidos pela administração.

No final das contas vemos que o site Yahoo Respostas apesar do grande avanço que teve em permitir que o usuário produza conteúdo com certo grau de qualidade, ainda há muito que melhorar na forma com que o site é gerido e como a informação é disponibilizada para os leitores finais.

Site de perguntas e respostas

Uma plataforma que foi recentemente lançada no Brasil e promete corrigir estes principais problemas é o Dipas. O Dipas, assim como o Yahoo Respostas, é um site que permite que os usuários façam perguntas e respostas entre si. No entanto o site inova ao criar um sistema de votos onde todos os usuários participam na escolha da melhor resposta para cada pergunta, assim como também podem dar votos as perguntas que acharem mais relevantes no site.

Tudo isso faz com que o melhor conteúdo sempre esteja em destaque no site ajudando milhões de pessoas que visitarem suas páginas em busca de informação. Por isso o Dipas, apesar de ainda ser um site menor e em crescimento, pode representar um grande avanço no sentido de geração de conteúdo de qualidade pelo usuário através da democratização do espaço virtual.