Os Fatores Fundamentais Para se Ganhar Dinheiro na Internet

Com a popularização da internet, tem crescido cada vez mais a quantidade de pessoas que sonham em ganhar dinheiro trabalhando a partir de casa, gerenciando negócios online.

Mas porque será que tão poucas pessoas são bem sucedidas nos seus negócios online? Porque diariamente são criados milhares de blogs ou lojas virtuais, e apenas meia-dúzia delas sobrevivem?

Bem, são muitos os fatores que são necessários para que um negócio na internet seja bem sucedido. E neste artigo pretendo citar os principais deles.

Paciência

Independente de qual o modelo de negócio que você optou trabalhar: seja a criação de um blog, Loja Virtual, ou canal do Youtube, dificilmente ele trará resultados significativos em pouco tempo.

Como em qualquer negócio, o online precisa ser cultivado como uma plantação, para que ele gere frutos no médio e longo prazo.

Assim como em qualquer negócio, no online, os resultados devem demorar alguns meses para aparecer. Leva também algum tempo para que seu negócio traga resultados tão extraordinários, que você dependa apenas dele para sobreviver. Embora em muitos aspectos, um negócio online funcione de forma automática, após atingir seus primeiros resultados, você deve continuar a trabalhar duro até atingir o nível da excelência! E você não pode desanimar no meio do caminho.

Determinação e foco

Mas não adianta ter paciência, se você não estiver trabalhando duro, não estiver se empenhando o suficiente para obter os resultados e atingir as metas pretendidas.

Acredite: É muito mais difícil ter determinação e foco trabalhando em casa por conta própria, do que trabalhando como empregado de alguém. Num emprego normal, você trabalha, mesmo que a contragosto, executando tarefas rotineiras durante oito horas por dia, porque está cumprindo ordens, pressionado pela constante cobrança do chefe.

Trabalhar pela internet por conta própria, mesmo sendo mais motivante, é mais complicado, pois várias tentações estão ali bem na sua frente, a um clique do mouse de distância. E como não há ninguém para te vigiar, se você não tiver foco e determinação suficientes, irá ceder facilmente a elas.

Por isso é muito importante que antes de desenvolver qualquer negócio online, você se sinta motivado o suficiente para começar. Pense bem naquilo que o motivou a empreender e visualize aonde você quer chegar.

Estar bem emocional e psicologicamente também é muito importante. Procure estar bem com sua família e amigos. Procure praticar com regularidade alguma atividade física que lhe alivie um pouco da tensão diária de quem fica oito horas diárias no seu emprego e ainda tem que ficar no mínimo duas horas diárias sentado na frente de um computador, (Pelo menos no início.) se dedicando ao seu negócio online.

A importância de se trabalhar num ambiente adequado, também é fundamental para se mantiver o foco no seu trabalho. Procure montar o seu escritório num local sossegado, arejado e bem iluminado.

Se nenhum desses fatores estiver presente em sua casa, procure se informar sobre técnicas de meditação ou de respiração, que aumentam o seu poder de concentração. O cérebro humano, tal qual um computador, vai diminuindo o seu desempenho com o acúmulo de experiências e informações. De tempos em tempos é necessário passar por um processo de esvaziamento da mente ou de “formatação do cérebro” para aumentar o seu nível de desempenho. Pesquise na internet sobre técnicas de concentração ou de meditação e as pratique diariamente, pois você verá as consequências no aumento de sua produtividade.

Disciplina

Adotar uma disciplina rígida contribuirá e muito para que você cultive o seu espírito de determinação e para que você mantenha o foco.

Ao gerir um negócio online, você será o seu próprio chefe, o único responsável por seus atos que poderão te conduzir ao fracasso ou ao sucesso. O caminho que leva ao fracasso é fácil de ser trilhado e bem largo, por onde transita a imensa maioria dos aventureiros desse mundo de negócios online. Já o caminho do sucesso é estreito e acidentado.

Portanto, você deve ser o mais rigoroso e implacável dos chefes consigo mesmo. Pois só os disciplinados e perseverantes alcançam o sucesso.

Estabeleça uma rotina para você, que concilie o tempo de lazer e o tempo de trabalho e siga-a risca, diariamente.

Se você ainda cumpre uma jornada diária de oito diárias no seu emprego, dedique diariamente de duas a três horas diárias no seu trabalho online. É importante que nesse tempo, para aumentar a sua produtividade, você se foque apenas no seu trabalho, interrompendo o mínimo possível as suas atividades.

Se você se dedica a mais de um projeto, poderá dividir os dias da semana que reserva a cada um.

Enfim, escolha uma rotina que melhor atenda as suas necessidades.

Escolher bem o nicho de mercado

Tratamos até aqui dos fatores emocionais como a paciência, o foco, a motivação e a disciplina que são fundamentais para a obtenção do sucesso na internet.

Vamos agora falar sobre a parte operacional.

Antes de começar o seu negócio na internet, você deverá saber se o seu nicho de mercado tem potencial de lhe gerar grandes lucros. Se muitas pessoas se interessam por aquele assunto, se elas se dispõem a pagar para obter determinado produto.

Afinal de nada adianta você começar todo empolgado um negócio, se não há grande demanda por aquele produto . São tempo e dinheiro jogados na lata do lixo.

Uma ferramenta que lhe auxiliará bastante na escolha correta do nicho de mercado e de seu público-alvo, é a do planejador de palavras-chave do Google adwords. Fazendo uma pesquisa com um determinada quantidade de palavras-chave, o Google lhe retornará com esta ferramenta o volume de pesquisas globais que são realizadas mensalmente com estas e outras palavras-chave relacionadas. Esta ferramenta lhe retorna imediatamente o que as pessoas mais estão buscando na internet.

Depois de fazer pesquisas com vários termos, você poderá optar trabalhar naquele nicho que contar com a maior procura.

É claro que só o potencial de lucros não conta. Se você trabalhar com um mercado pelo qual sinta forte identificação, tudo ficará mais fácil, pois os resultados costumam vir mais facilmente quando trabalhamos com aquilo que gostamos.

Conhecimento

Outro fator fundamental para o sucesso: Seja em que área profissional for: para se destacar e ser bem sucedido, você precisará acumular um bom conhecimento na sua área.

Não se iluda! Se você quer ser um internet marketer de sucesso, você deve estudar muito, afinal no mundo da internet é muito dinâmico e está em permanente mudança. Você deve estar sempre se atualizando sobre as novas técnicas de marketing, pois o que dava certo até certo tempo, pode não funcionar mais hoje.

Caso você esteja querendo se aprofundar em determinada técnica, também aconselho que fique de olho no blog “Seu Bom negócio online”, afinal nele há a indicação de excelentes cursos feitos por especialistas, que são experts em determinados nichos.

Não ter medo de investir

Não é por que quase tudo na internet é de graça, que seu negócio online vai funcionar sem que você precise investir no seu negócio.

Esse foi um dos erros cruciais da maioria dos internet marketers no início. Afinal há um receio grande de investir no início, além da tentação de optar pelos inúmeros serviços grátis oferecidos pela internet afora: como meios de divulgação grátis, domínios gratuitos, serviços de hospedagem grátis, templates grátis.   Não se iluda com isso. Como em tudo na vida, a qualidade dos serviços grátis é infinitamente inferior aos dos serviços pagos.

Você já terá a incrível oportunidade de iniciar um negócio online, que é o tipo de empreendimento que requer a menor quantidade de investimento e que tem as mais altas taxas de lucros, e já vai começar a resmungar só porque sabe que terá que gastar algum dinheiro para que ele tenha sucesso?

Todo negócio: do mais simples ou mais complexo requer algum tipo de investimento.

Pense bem no tipo de negócio mais simples: Um vendedor de amendoim doce. Ele não irá iniciar o seu negócio se não tiver feito um investimento prévio: ele vai ter que desembolsar um pequeno capital para comprar a carrocinha, o amendoim, o açúcar, os saquinhos e assim por diante. Sem investimentos é impossível que qualquer negócio, seja ele online ou não decole.

Como empreendedor digital, você provavelmente terá um ou mais sites, e terá que investir uma grana para contratar:

  • Um bom domínio para seu site
  • Um serviço de hospedagem confiável
  • Um layout profissional
  • Publicidade paga
  • Plugins específicos que irão turbinar seu negócio.
  • Terceirizar alguma parte do seu trabalho.
  • Cursos de qualificação.

Dê uma atenção especial a estes últimos. Como dissertei no tópico anterior, conhecimento é o que diferencia profissionais de sucesso dos demais. Não hesite em investir em bons cursos sobre internet marketing, pois seu negócio terá um grande salto de qualidade após a implementação do conhecimento adquirido.

Conclusão

Bem, discorri aqui sobre seis fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empreendedor digital. Veja o destaque que dou ao fatores emocionais e psicológicos que perfazem três deles. Afinal, você será seu próprio chefe: terá que ter responsabilidades, iniciativa, disciplina e foco.

Você será seu próprio guia, e se não tiver bem emocionalmente, as chances de fiasco serão grandes.

Atente a todos estes fatores, terá grande chances de alcançar o sucesso.