Os Efeitos do Álcool em sua Pele

A maioria de nós sabe que álcool em excesso não é bom para nossa saúde, mas muitas pessoas não sabem o quão prejudiciais são para nossa pele, especialmente à medida que envelhecemos. A verdade é que o álcool e o envelhecimento da pele não tem uma relação saudável, porque ele realmente acelera a velocidade com que nossa pele envelhece.

Além de causar problemas de saúde, como danos no fígado e prejudicando a absorção do cálcio pelo corpo, o que pode levar a osteoporose, o consumo excessivo de álcool também provoca envelhecimento precoce. Pessoas que bebem muito têm a tendência de envelhecer até duas vezes mais rápido do que aqueles que não bebem.

O álcool é ruim para a pele porque danifica as células e faz com que ela tenha um aspecto ressecado e sem vida. A maioria dos que bebem também fumam, tornando a situação ainda pior. O tabagismo também tem efeito muito negativo sobre a pele, aumentando os chamados radicais livres dentro do organismo. Como sabemos, os radicais livres são muito prejudiciais, pois eles causam a oxidação, que leva ao envelhecimento das células. Beber moderadamente pode ser permitido, mas você deveria parar de fumar completamente. Fumar tem um monte de efeitos colaterais negativos, sem qualquer benefício tangível.

O álcool acelera o envelhecimento da pele e, conforme você vai envelhecendo, a pele se torna mais vulnerável a danos e aos sinais visíveis de envelhecimento como rugas e flacidez. O envelhecimento reduz a quantidade de colágeno e elastina produzida pelo seu corpo, a quantidade de ácido hialurônico também diminui e a pele fica mais seca e mais fina. Assim, bebedeiras nesta fase em sua vida só vão levar a mais flacidez e rugas.

Assim, em vez do consumo de álcool, você deve beber muita água, pois a água hidrata a pele e mantém os poros em atividade. Assim, os poros podem eliminar as toxinas de dentro para fora do corpo, deixando sua pele com uma aparência saudável, vibrante e bonita. Outro grupo de álcoois que têm efeitos negativos sobre o envelhecimento da pele são os encontrados em produtos para a pele, um monte de cremes e loções é preenchido com álcoois como benzílico, metiletilcetona, isopropílico e álcoois SD. Usando cremes para a pele que contenham qualquer destes álcoois terá o mesmo efeito feio na sua pele como um bebe pela boca.

A fim de evitar os efeitos nocivos do álcool sobre o envelhecimento da pele, você deve evitar produtos para a pele que contêm qualquer um dos álcoois acima mencionados. Também é aconselhável evitar produtos que contêm outros componentes químicos, especialmente os parabenos, sulfatos e óleos minerais por ter alguns princípios ativos que prejudicam a pele.