Os Detalhes que Fazem a Diferença na Decoração da Sua Casa

Dicas de decoração: Espelhos

Dicas de decoração: Espelhos

Por mais que a gente de vez em quando se atenha ao fato de que precisamos fazer grandes mudanças na casa para que ela fique de cara nova, são os detalhes que realmente conseguem modificar um ambiente. Nem sempre é preciso fazer uma reforma, botar teto de gesso, colocar oito tipos de iluminação em um ambiente e outras iniciativas caras para que a casa fique bonitinha, aconchegante e muito estilosa.

O melhor de tudo: detalhe não custa muito dinheiro – a menos que você queira colocar uma baleira de cristal em cima da mesa, claro.

Uma das modificações mais legais, baratas e hiper diferentes que você pode fazer em um ambiente é apostar nos espelhos, daqueles que vão do chão ao teto. Geralmente esse é um truque usado nos quartos, mais especificamente na porta dos guarda roupas ou closets, e fica ótimo em ambientes pequenos, já que esse tipo de material faz aumentar a luz e a percepção espacial do cômodo, fazendo com que o quarto ganhe mais dimensão e pareça maior do que realmente é. O espelho não é um item caro e o truque também pode ser utilizado na sala.

Quem quer economizar na reforma e para o resto da vida pode optar por usar tanto quanto possível a luz natural de cada cômodo, já que a boa utilização da luz se torna, sempre, o ponto alto do ambiente. Como fazer isso de forma barata? Simples: optando por cores neutras na pintura das paredes, dando evidência à luz que entra pelas janelas, para que por boa parte do dia você não precise de luz artificial. Em home offices, um detalhe importante para garantir o bom uso da luz – e a saúde da vista – é colocar pontos de luz em locais estratégicos, como na frente ou atrás do monitor do computador – e nunca em cima, já que esse tipo de incidência da luz pode prejudicar a visão.

Uma boa forma de economizar e deixar a casa no maior estilo é escolher os móveis para sala, quarto, cozinha, através do material “madeira de demolição”. Por ser tendência, esse tipo de material ficou mais barato e é bem versátil, permitindo vários acabamentos e estilos de móvel, como mais claros, escuros, lisos, naturais… tudo vai depender de como você quer, exclusivamente. Já pensou em ter um estiloso rack TV, em madeira de demolição? Nesse caso, a melhor parte é que a altura do móvel também pode sair sob medida.

Por fim, se você tem crianças na casa, pode relaxar: melhorar o espaço dos pequenos de dormir e brincar não sai tão caro. De repente a grande inovação desse espaço esteja, apenas, em um papel de parede bacana. E todo mundo sabe que papel de parede não é tão caro, assim. Outra dica legal é fazer decupagem (recorte de fotos e figuras e colagem nos móveis, finalizando com uma demão de verniz) nos móveis do quarto das crianças, para que o clima fique ainda mais propício à alegrias e brincadeiras. E isso não poderia sair mais barato: você só vai gastar com cola e verniz, uma vez que todo o trabalho será seu. Se a animação bater, pintar os móveis também é um jeito bacana de dar cara nova ao visual da casa. E não só das crianças: usar a criatividade e o trabalho próprio está permitido para qualquer cômodo da casa, e a melhor parte é que, quando (e se) você cansar desse visual, pode recomeçar tudo de novo.