O Consumo Exagerado de Sal e as Doenças Cardiovasculares

O sal é essencial para o nosso organismo. Uma de suas principais funções é manter o equilíbrio de fluidos em nossos corpos. Porém, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma alta percentagem da população mundial está consumindo sal em excesso.

Os Malefícios do Consumo Exagerado de Sal

Os Malefícios do Consumo Exagerado de Sal

Desde a mais tenra idade, muitas crianças são induzidas pelos pais a comer alimentos com sal e este é o começo de uma rotina que poderá fazer as crianças a se tornarem jovens e adultos que consomem mais sal do que o necessário, em parte incentivada também pela grande comercialização de alimentos salgados.

Há evidências suficientes que demonstrem a forte relação entre a ingestão de sal e pressão arterial elevada (hipertensão), tão comum em nossos dias.

Mas se o consumo excessivo de sal é tão prejudicial, o que nos leva a continuar adicionando sal à comida?

A indústria argumenta que as pessoas não toleram o sabor dos alimentos processados sem adição de sal. Porém, talvez haja algum outro motivo:
Sabe-se que o sal tem a capacidade de absorver água e isso determina a quantidade de água dos alimentos processados. A água faz com que haja aumento do peso dos alimentos sem custos adicionais para as empresas fabricantes de alimentos processados e muitos outros tipos de alimentos.

O que devemos fazer para reduzir o consumo excessivo de sal?

Primeiramente, tomar consciência.

Sal em Excesso prejudica a saúde

Sal em Excesso prejudica a saúde

Nossas necessidades diárias de sal são pequenas, cerca de 4 gramas de sal por dia, equivalente a 1,6 gramas de sódio por dia (1 grama de sal contém 390 miligramas de sódio). A quantidade de sal recomendada pela OMS para adultos é de no máximo 6 gramas por dia ou 2,4 gramas de sódio. Para crianças de 7 a 10 anos, o limite é de 4 gramas de sal por dia ou 1,6 gramas de sódio e de crianças menores de 7 anos, 3 gramas ou 1,2 gramas de sódio.

Evite o uso de saleiros para adicionar sal antes de comer os alimentos. Afinal agitar o saleiro parece ser um dos nossos esportes favoritos.

Considere que os molhos (maionese, ketchup, entre outros) têm um alto teor de sal.

Não use sal na culinária. No início, os alimentos vão parecer sem graça, mas em um curto período de tempo (2-3 semanas), os receptores de sabor na língua vão se tornar mais sensíveis, dessa forma uma pequena quantidade de sal poderá ser percebida e sabores naturais e aromas dos alimentos serão realçados.

Evite o uso sopas, molhos, soja, milho e outros alimentos enlatados, pois contêm grandes quantidades de sal.