Os Cinco Sintomas Mais Comuns da Diabetes

O pâncreas é o órgão em seu corpo que produz insulina. A insulina é a enzima que processa o açúcar no corpo. Quando você tem diabetes, o pâncreas não produz insulina (Tipo 1 Diabetes Juvenil) ou está produz, porém não o suficiente para cobrir o consumo de açúcar do organismo (Diabetes Tipo 2 Início na idade adulta). Veja os cinco sintomas mais comuns da diabetes.

Diabetes - Sintomas comuns

Diabetes – Sintomas comuns

1. Urinar com freqüência

Vai parecer que você vai ao banheiro a cada cinco minutos, fazendo parecer que você gasta a maior parte de seu dia no banheiro. O organismo não consegue processar todo o açúcar que você ingere, então ele libera o excedente através da urina.

2. Muita sede

Em conseqüência das idas sucessivas ao banheiro, você terá de ingerir muito líquido para repor a perda de água através pela urina pelos motivos explicados acima.

3. Alta taxa de açúcar no sangue

A leitura de açúcar no sangue normalmente fica entre 80 e 120. Se o pâncreas estiver funcionando corretamente, você pode esperar um número bem acima de 120. Fique atento! Uma leitura acima de 200 vai poderá ser muito desconfortável.

4. Fadiga

Após um longo período de açúcar elevado no sangue, você pode ficar muito cansado e passar o dia dormindo. É o oposto do que normalmente acontece. Quando uma criança tem uma elevada ingestão de açúcar, ela se torna super ativa: Ela esta processando o açúcar que ingere. Um diabético consegue processar o açúcar corretamente, e por isso não consegue utilizar a energia vinda dele.

5. Rápida perda de peso

Longos períodos de açúcar elevado no sangue pode levar a uma condição chamada cetoacidose. Na cetoacidose as células do seu corpo não têm açúcar para usar como combustível. Então, para repor esse déficit, o organismo usa suas reservas de gordura e músculo, resultando em perda de peso muito rápido. Este é o mais grave dos sintomas da diabetes, se você tem esse sintoma, procure um médico.

Um cenário possível de diabetes é caso você esteja sentindo um ou dois dos sintomas listados acima. Se você estiver com micção freqüente e muita sede, isso não garante que você tenha diabetes, mas é definitivamente um motivo suficiente para procurar um médico.

Como você pode combater os sintomas do diabetes? Se o seu pâncreas ainda funciona corretamente você pode ser capaz de reverter a doença mudando sua dieta e seu estilo de vida comendo menos alimentos com açúcar e fazer mais exercícios.