Os Benefícios do Bambu

O bambu não é apenas uma simples planta. O bambu desempenha um papel importante no meio ambiente e na vida de milhares de pessoas. Atualmente, estima-se que um milhão de pessoas vivem em casas de bambu e, para centenas de milhares de pessoas, ele é a principal fonte de renda. O bambu é o habitat de muitos animais e para alguns ainda é a principal fonte de alimento.

O cultivo de bambu está em plena expansão visto que suas as vantagens se mostram cada vez mais evidentes. Sua resistência à tração é comparada a do aço. Ele cresce extremamente rápido e não necessita de maiores cuidados, como fertilizantes e outros produtos químicos.

A ótima qualidade da sua madeira e o rápido crescimento torna o bambu um recurso útil e muito barato para a indústria. E mesmo após o corte, ele rebrota com rapidez. O bambu também pode crescer bastante, gerando vigas de grande tamanho sem perder sua qualidade, visto que alguns tipos de plantas de bambu podem crescer mais de 30 metros de altura.

Após o tratamento, o bambu é uma madeira muito dura, mas também é leve e resistente. Não é de admirar que as plantas de bambu fossem utilizadas na construção desde séculos. Com todas estas vantagens, o valor comercial do bambu sobe a cada ano.

Hoje, são conhecidas mais de 1500 espécies diferentes de bambu, mas apenas 40 são utilizados comercialmente. O bambu foi e ainda é usado para construir casas e até pontes. Ele é usado para produzir armários, móveis, tapetes, pisos, cercas, artesanato e muitas outras coisas, inclusive até na medicina para tratar algumas doenças. Na China, as fibras de bambu são utilizadas para fazer papel.
O bambu é muito comum na Ásia, mas sua crescente popularidade na Europa e na América não é nenhuma surpresa. Mais e mais pessoas gostam de usar o bambu em seus jardins como ornamento, por exemplo. Cresce de forma compacta e rápida, além de sempre estar verde. Isso o torna uma ótima opção para decoração.

Os revestimentos de bambu são também bastante valorizados. Embora nem sempre barato, o revestimento de bambu é uma alternativa real e disponível em uma grande variedade.

O bambu é uma gramínea muito robusta. Ele não precisa de cuidados especiais e se espalha facilmente. Tudo que você precisa fazer é fornecer água e cortá-los quando se espalharam muito ou crescerem muito alto. O bambu tem papel importante na natureza por aprisionar grandes quantidades de CO2 em sua madeira, o que contribui para a diminuição dos gases de efeito estufa na atmosfera.