Meta lançou o Threads nesta quarta-feira seu aplicativo de mensagens semelhante ao Twitter
Meta lançou o Threads nesta quarta-feira seu aplicativo de mensagens semelhante ao Twitter

Agora é oficial: a Meta lançou o Threads nesta quarta-feira (5), um aplicativo de mensagens semelhante ao Twitter que pretende competir com a plataforma de mensagens de texto do bilionário Elon Musk.

O CEO e co-fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o lançamento do Threads como o aplicativo de conversas baseado em texto do Instagram.

A intenção de Zuckerberg é atrair os usuários que migraram do Twitter devido às mudanças implementadas por Musk na plataforma do passarinho azul – a mais recente delas limita o número de mensagens que um usuário pode ver.

Como funciona o Threads?

Mark Zuckerberg lança o Threads e coloca o Twitter em xeque
Mark Zuckerberg lança o Threads e coloca o Twitter em xeque

Apesar de estar associado ao Instagram – onde as pessoas podem usar os mesmos nomes de usuário – o Threads é um aplicativo de mensagens separado que precisa ser baixado.

Se você está interessado em experimentar essa novidade, saiba que o aplicativo de Zuckerberg já pode ser baixado gratuitamente na Apple App Store e na Google Play Store em mais de 100 países.

Em termos de aparência, o Threads se assemelha ao Twitter. Nele, os usuários podem publicar mensagens curtas que outros podem curtir, compartilhar e comentar.

As pessoas poderão seguir as mesmas contas no Threads que seguem no Instagram e responder a outras postagens públicas de maneira semelhante à forma como as pessoas usam o Twitter.

Links e imagens no Threads

A Meta afirma que os feeds individuais dos usuários no Threads mostrarão tópicos postados por outros usuários que eles seguem, além de conteúdo recomendado compartilhado por criadores que os usuários podem não conhecer.

As pessoas poderão fazer postagens no novo aplicativo com até 500 caracteres e, embora o aplicativo seja focado em texto, também será possível compartilhar links, imagens e vídeos com duração de até cinco minutos.

Os usuários do Instagram também poderão compartilhar suas postagens do Threads por meio do recurso de histórias do aplicativo, além de “qualquer outra plataforma de sua escolha”, conforme anunciado pela Meta.

A disputa entre Threads, Blue Sky e Twitter

O lançamento do Threads ocorre enquanto o Twitter enfrenta uma série de contratempos sob a liderança de Musk.

Recentemente, o bilionário anunciou que os usuários do Twitter só poderão ver um determinado número de tweets por dia, numa tentativa de lidar com “níveis extremos de extração de dados” e “manipulação do sistema” na plataforma de mensagens.

Vários usuários do Twitter expressaram publicamente sua insatisfação com a imposição por parte de Musk de um chamado “limite de taxa” temporário no Twitter, alegando que isso torna a experiência no aplicativo menos envolvente.

Enquanto isso, o BlueSky, um aplicativo rival de mensagens sociais apoiado pelo co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, relatou um “tráfego recorde” após o anúncio do limite de taxa no Twitter por Musk.

Para lidar com o influxo de novos usuários, as inscrições no BlueSky foram temporariamente suspensas e agora só são permitidas por convite.

Artigo anteriorInteligência artificial traduz o Acádio, idioma mais antigo do mundo
Próximo artigoEntenda os principais pontos da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui