Os Altos e Baixos da Internet

Durante muito tempo o homem usou meios primitivos para se comunicar e relacionar-se com e entre as pessoas. A sociedade atual desenvolveu diversos meios mais eficazes para melhorar a comunicação, esses meios transformaram a natureza como as pessoas se comportam nos dias atuais, pois deu um salto na agilidade e expandiu a escala e o alcance da informação.

Um desses novos meios de comunicação inventado pelo homem está a internet. Porém tudo que se sabe hoje sobre a internet já foi interpretado ou visualizado de maneira diferente em várias épocas. Alguns fizeram previsões sobre o que seria a internet e diversas dessas previsões aconteceram, mas geralmente em escala maior que o imaginado.

No início, a internet deveria ter sido uma nova mídia, pois assim a ela foi vista por aqueles que aconpanharam seu início no Brasil. A internet foi imaginada como uma plataforma para operações de compra e venda, pois assim afirmaram que ela seria.

Quando os negócios começaram a dar errado pensaram que ela seria apenas um lugar para colocar sites e finalmente um novo modelo que ficou conhecido como web 2 passaria a ser o centro das atenções na web e disseram que ela era um local de colaboração.

Propaganda, utilidade pública e cidadania, colaboração, compra e venda, plataforma educacional, entre outros. As qualidades da web são diversas e basicamente tudo o que foi dito sobre a internet ela é, contudo não se limita a isso.

De um pequeno blog a um site gigantesco há tantas semelhanças que em pouquíssimos ambientes encontramos similaridade. Da mesma forma, blogs, sites, portais, sistemas, etc, são parte da mesma matéria-prima e por mais que tenham suas particularidades, tem muitas similaridades e fazendo uma mistura que muitos procuram entender.

O autor é editor do Blog do Luis e de vários blogs onde escreve sobre educação, especialmente sobre curso superior a distância, tecnologias ligadas a internet e gestão de sistemas de informação com ênfase em projetos para a internet.