Os 5 Meses em que Mais Acontecem no Casamentos no Brasil

festa de casamento_buffet_trianon

5 Meses em que Mais Acontecem no Casamentos no Brasil

Engana-se quem pensa que maio é o mês das noivas. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, os meses preferidos para a celebração do matrimônio são no final do ano.

Especialistas em casamento acreditam que recebimento do 13° salário seja uma das causas para a grande demanda da época. Os custos com fotos de casamento, salão, decoração, vestido, entre outros, são altos, e a renda extra no final de ano ajuda no pagamento dos itens.

Lista mostra que Dezembro é o novo mês das noivas

O critério da escolha da data do casamento varia de casal para casal. Uma data especial, o clima, a disponibilidade de uma determinada casa de festas ou fornecedor, podem ser os fatores que influcenciam na escolha, além da questão financeira. Em ordem, os meses nos quais mais casamentos são realizados no Brasil são:

1° Dezembro

2° Novembro

3° Outubro

4° Setembro

5° Julho

O mês de maio aparece em 6° lugar, mais uma prova de que essa história de mês da noiva, aqui no Brasil, não tem fundamento.

Meses menos concorridos podem ser mais baratos

Por conta da alta procura nos meses do final do ano, casar-se nos meses menos concorridos tem lá suas vantagens. Os profissionais como o fotógrafo de casamento, cerimonialista e DJs estão com a agenda mais folgada, o que aumenta as chances de conseguir uma data.

O mesmo acontece com as Igrejas e os salões de festas, que costumam ter mais datas livres nesses meses menos concorridos. O ideal é que, independente do mês, os noivos marquem a data com bastante antecedência, e assim garanta a disponibilidade dos fornecedores que mais se identifica.