Os 10 Principais Benefícios dos Sistemas de CRM

A Gestão da Relação com o Cliente (CRM) é o processo que reúne as várias ligações que a empresa tem com os seus clientes e potenciais clientes, e a criação de um tipo de sistema organizado para manter o controlo dessas ligações. É importante ter um bom sistema com capacidade para operar o CRM por causa dos inúmeros benefícios envolvidos.

1. Centralização dos Dados

Quando você utiliza sistemas de CRM de qualidade, pode ter a certeza de que haverá perfeita centralização de dados. Isto significa que tem um conjunto comum de dados ao qual pode aceder a qualquer momento. Com o tempo, os empregados vão perceber que o seu trabalho fica mais fácil e que serão capazes de responder a situações com mais rapidez e eficiência.

2. Automatização do Mercado

Com os sistemas de CRM certos, não tem de criar novamente um plano de marketing viável. O sistema criado para o CRM irá tornar automaticamente o trabalho mais fácil. Uma vez que existe uma recolha adequada e organizada e armazenamento de informações, esta informação pode então ser direcionada para a criação de possíveis tendências e direções a serem tomadas pela equipa de marketing.

3. Perfeito Atendimento ao Cliente

Uma parte comum de qualquer sistema que lida com o CRM é a capacidade de criar uma plataforma adequada para o atendimento ao cliente. Na medida em que existem vários caminhos para o atendimento e suporte ao cliente, a empresa irá certamente conquistar muitos clientes. Se está a oferecer opções de internet, os clientes serão capazes de aceder às informações que precisam via este meio.

4. Melhoria da Segurança

No caso de haver algum tipo de violação da informação, a informação armazenada no sistema de CRM estará segura. Desde que o sistema esteja protegido corretamente, a informação guardada estará, com certeza, segura. O sistema utilizado com o CRM é de qualidade suficiente para dar às empresas razões satisfatórias que consegue controlar e conduzir os assuntos de segurança dentro das suas empresas.

5. Informar

O CRM é útil pois ajuda a empresa a manter o controlo de todas as suas operações. Auxilia a empresa a obter “relatórios de observação” periódicos, cujos incluem as várias tendências e os planos da concorrência. Estes relatórios são uma fonte de informação de extrema importância, a qual é a chave para melhorar as oportunidades de vendas que a empresa possui.

6. Melhoria da Produtividade

Quando os custos reduzem, a produtividade de uma empresa tende a tornar-se melhor. Com o CRM, esta produtividade aumenta devido ao facto da existência de um melhor tratamento dos clientes. Isto propende a incentivar os clientes a serem mais leais à empresa.

7. Melhor Comunicação

A vantagem de possuir sistemas de CRM é que eles melhoram a comunicação. Seja a comunicação entre a empresa e os seus clientes, ou a comunicação entre os vários departamentos, é importante ter canais de comunicação apropriados. O CRM cria uma plataforma que é adequada a uma empresa para distribuir informação pelos seus diversos departamentos, assim como, pelos seus clientes.

8. Imagem da Marca

Se uma empresa está a tentar criar uma impressão positiva entre o público, uma boa forma de o fazer, é dar ênfase ao CRM. A impressão positiva que a empresa cria para si própria relacionada com o uso do CRM é muito útil, pois oferece à empresa mais força para enfrentar a concorrência.

9. Custos Reduzidos

Uma empresa que utiliza sistemas de CRM é obrigada a ter custos mais baixos do que outras que não o fazem. As despesas cujas estão envolvidas na tentativa de estabelecer manualmente uma excelente rede de comunicação e de armazenamento de informação, podem ser muito elevadas.

10. Economiza Dinheiro para Outras Tarefas Importantes

Com os sistemas de CRM, os custos são mais baixos, porque afinal de contas, o valor que usaria para contratar outra pessoa para gerir as relações com os clientes, está a ser utilizado noutras funções, uma vez que o sistema está a realizar este trabalho.

Qualquer empresa que use o software de CRM vai encontrar cada pedaço das suas operações e da sua produção tornarem-se de melhor qualidade. Isto deve-se à eficiência do CRM em oferecer benefícios superiores, do mesmo modo que a capacidade para fazer prosperar as operações. A qualidade do serviço prestado por uma empresa aumentará dramaticamente com a utilização do seu CRM.