Origem do Basquete – Como o Uniforme Entrou para o Mundo da Moda

uniformes de basquete_atenas esportes

Praticado por mais de 300 milhões de atletas, o basquete se tornou um dos esportes mais populares do mundo. Sua origem aconteceu no ano de 1891 durante o rigoroso inverno do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor canadense de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield, que a pedido do diretor da escola ficou incumbido de inventar um jogo, sem violência, que estimulasse os alunos mesmo durante as épocas de frio.

Mas, o que James não sabia é que um século mais tarde seu esporte serviria de inspiração para o surgimento de uma nova atividade, que transformaria os uniformes de basquete em ícones da moda.

O jogo pelo mundo

O Basketball, como é conhecido nos EUA, significa literalmente bola na cesta. O jogo que teve sua primeira partida registrada em 20 de janeiro de 1892 foi jogado com bola de futebol e teve como alvo caixas de pêssego. Atualmente, mais de 170 países praticam esse esporte e seguem as regras da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol.

Das quadras às ruas

Com a rápida popularização desse jogo, uma nova modalidade esportiva surgiu, o Streeball. O Basquete de rua, como é popularmente conhecido, levou o jogo para quadras abertas e lançou no mundo da moda os uniformes esportivos.

Foi nos guetos americanos que o Streeball ganhou suas primeiras partidas. Conectados com os ritmos musicais Hip Hop e Rap, os jovens de comunidades carentes vêem nesta prática uma chance para um futuro melhor, que leva a atitude do basquete para fora das quadras. Suas jogadas são mais flexíveis e dão aos ballers, jogadores, a possibilidade de improvisar e criar novos arremessos.

Do uniforme à moda

uniforme de basquete_atenas esportes

Inicialmente o basquete era praticado com camisas de mangas longas e calças compridas. E por não dar mobilidade aos jogares esse padrão não durou muito tempo. Hoje em dia o uniforme oficial usado pelos atletas de basquete não pode passar da altura dos joelhos, e é formado por camiseta regata e shorts.
Não tão convencional quanto às do seu percursor, as vestimentas do Streeball são mais largas e extensas, seguindo as tendências do Hip Hop e Rap. O sucesso é tanto que diversas grifes levam a moda dos uniformes de basquete para as ruas em camisetas, bermudas e bonés, que também são usadas por astros da música.