Onde posso começar a fazer caminhadas?

Comece perto de casa. Muitos centros urbanos começaram a desenvolver percursos que ligam parques a outras zonas verdes. Mais tarde, comece a procurar zonas protegidas ou parques regionais um pouco mais longe. A maioria terá uma série de percursos dispostos em anéis que o levarão de volta ao carro sem ter de percorrer o mesmo caminho ao contrário.

Lugares onde caminhar

Caminhe em parques!

À medida que se vai aventurando mais longe, procure clubes de pedestrianismo na sua zona. Estes clubes são grupos de voluntários que preparam e mantêm percursos pedestres. Cada grupo organiza uma série de caminhadas e passeios, assim como boletins informativos e actividades sociais. (Geralmente consideramos que os “passeios” duram algumas horas; as “caminhadas” são mais longas, podendo durar um dia inteiro; e “backpacking” é uma caminhada em que se leva o material de campismo. Mas qualquer definição serve.)

Finalmente pode ter como objetivo os recantos mais distantes, como parques nacionais, para conhecer e aprender mais sobre as nossas zonas de beleza natural mais deslumbrantes. Existem várias espalhadas por todo país, basta encontrar uma boa companhia e se aventurar pelas belas matas brasileiras!