Onde devo fazer um curso de fotografia?

Atualmente, as pessoas batem muito mais fotos do que em qualquer outra época da história recente da humanidade, e isso se explica pela quantidade de câmeras fotográficas de alta qualidade e tecnologia disponível no mercado.

Há ainda o acréscimo de dispositivos moveis como os tablets e os celulares de alto padrão que cada vez mais aparecem com boas câmeras para que as pessoas possam bater fotos e mais fotos em qualquer ocasião.

E os programas que melhoram as fotos? E os filtros infinitos que auxiliam na hora de tornar as fotos mais bonitas ainda?

Pois é por causa disso que é cada vez mais natural a prepotência das pessoas em relação às suas reais capacidades como fotógrafos.

A grande dúvida

DúvidaSerá que há mesmo a necessidade de se matricular em um curso de fotografia para melhorar suas capacidades como fotografo? Essa é uma dúvida que cresce de modo exponencial a cada dia, a cada lançamento incrível da indústria de câmeras fotográficas e cada novo celular com uma câmera mais potente ainda.

Pois a resposta para essa pergunta é um sonoro sim, já que com um curso cresce a sua capacidade de dominar todos os recursos infinitos que sua câmera altamente potente oferece.

Uma coisa importante que as pessoas devem sempre ter em mente quando o assunto é fotografia é que sempre há o que se aprender, mesmo que a câmera seja incrivelmente autossuficiente.

Os recursos podem ser incríveis, mas de nada servirão se você não souber usá-los, pois ter uma câmera cheia de recursos incríveis sem saber usá-los, é como ter uma Ferrari incrivelmente potente e veloz, mas não saber dirigi-la, ou é o mesmo que ter um avião ao seu dispor e não saber pilotá-lo.

Portanto, um bom curso de fotografia é fundamental, ao menos para fazer com que você consiga se familiarizar com todos os recursos (cada vez mais abundantes) que sua moderna câmera oferece.

A grande escolha

Pois agora que você já sabe que para se tornar um bom fotografo, mesmo que não profissional, fazer um curso de fotografia é fundamental, pois surge mais uma grande dúvida: onde fazer esse curso de fotografia?

Pois há uma infinidade de cursos de fotografia no mercado, basta fazer uma pesquisa simples no Google ou em outro site de buscas (há outros, acredite).

Tudo depende do que você espera de seu curso e do que você pretende para o seu futuro como fotografo: ser um profissional ou ser um amador bem qualificado?

Se você pretende ser um profissional da fotografia, a sugestão para se fazer um bom curso de fotografia ainda fica por conta das escolas mais renomadas, como a Belas Artes ou a Escola Panamericana, que oferecem cursos mais completos, com maior duração e com grade mais completa.

Fotógrafo tirando fotos

Nesses cursos de fotografia, além de se aprender sobre como bater melhores fotografias, é possível ao aluno se aprofundar mais sobre a história da fotografia e sua relação com a história da humanidade nos últimos dois séculos. Isso pode com certeza trazer um ganho cultural importante para o aluno, que poderá ser importante para diferenciá-lo como profissional da fotografia no futuro.

Agora se sua intenção é ser apenas um fotografo amador capaz de bater melhores fotos e de explorar melhor os recursos que sua câmera oferece, uma boa opção fica por conta dos cursos de curta duração feitos especialmente para os amantes de fotografia que desejam apenas melhorar suas habilidades.

Esses cursos são oferecidos por escolas de pequeno e de médio porte, e podem até ser reconhecidos oficialmente, o que é importante, caso você mude de ideia e deseje trabalhar com isso.

Nesses cursos é possível aprender técnicas importantes que ajudam você a reconhecer situações onde um determinado recurso de sua câmera pode ser explorado. Isso tornará sua experiência como fotografo amador muito mais interessante e os resultados serão os melhores possíveis.

Um bom curso de fotografia faz toda a diferença

Olhar de fotógrafo

Uma coisa é certa, com um bom curso de fotografia você se torna um melhor fotografo, e na verdade, se torna um verdadeiro fotografo, já que você passa a saber usar todos os recursos  que sua máquina oferece.

E isso é importante porque, seja você um aspirante a fotografo profissional, ou apenas um amador que deseja melhorar suas habilidades, é fato que depois de um bom curso de fotografia, você se tornará um ser humano melhor, com uma visão de mundo totalmente diferente. E isso por si só já representará um retorno para o seu investimento, que poderá ser grande, ou médio.