Onde a Elevação de Cargas é Utilizada

Cabo usado em elevações de carga

Cabo usado em elevações de carga

Presente em diversos setores industriais a elevação de cargas é essencial para a construção civil, indústria naval, petrolífera, na mineração, siderurgia e até na área da pesca. Toda a atividade de elevação de cargas deve ser exercida com segurança, e por isso existem os equipamentos corretos para cada área em que esta ação será feita.

Alguns dos materiais mais usados e conhecidos durante a elevação de cargas são as cintas de poliéster, cabos de aço, manilhas de carga, laços de cabos de aço, ainda existem outros equipamentos que contribuem para que a segurança se mantida durante a ação de elevação de carga.

Todo o equipamento usado durante a elevação de cargas de respeitar o peso do produto a ser transportado, além disso é necessário que as pessoas ao redor também tomem algumas precauções, assim a segurança de todos estará garantida. A tendência é que as cargas  serem transportadas sejam grandes ou pesadas, havendo a necessidade de uma máquina para executar a ação, por isso, deve-se evitar ficar em baixo da peça enquanto a mesma está sendo transportada. Antes do içamento da carga é necessário verificar se os equipamentos utilizados são apropriados ou em condições de uso para a elevação de cargas.

Para isso, sempre faça uma inspeção antes da elevação de cargas. Este é o passo para garantir a segurança, assim como usar cabos de aço e outros matérias de qualidade. Das diversas formas que existem para fazer a elevação de cargas os mais conhecidos são: elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes-rolantes, talhas, guinchos, gruas, caminhões tipo munck, entre outros, e cada um requer um tipo de atenção especial.

A ponte rolante é o método mais conhecido de elevação de cargas e devem seguir as NBR 8400; NBR 9867 e NBR 9974, durante sua projeção e fabricação, com a finalidade de garantir a segurança durante a operação. Outra dica é, ao fazer o uso de guindastes para a elevação de cargas certifique-se de que o gancho está fechado, assim como as travas de segurança em ordem e que a utilização dos cabos seguem as normas do fabricante.