Odontologia para Gestantes: Posso Tratar os Dentes Grávida?

A gravidez é um momento maravilhoso e delicado na vida das mulheres, marcado por mudanças físicas e psicológicas. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados, pois uma nova vida está sendo gerada e o que as mães mais desejam é que seus filhos nasçam com a saúde perfeita.

Se você está pensando em engravidar, uma ótima recomendação é ir ao dentista fazer um check up para resolver possíveis problemas bucais, mesmo que você ache que está tudo bem. Lembre-se que a prevenção, na realidade, é o melhor tratamento sempre, já que é através dela que evitamos as doenças e mantemos nossa saúde.

Mas acidentes acontecem, e de repente você está grávida sem ter planejado. Durante a gestação tudo corria bem, até que um dia você começou a sentir um incômodo no dente, que progrediu para uma dor insuportável. Aí surgem dúvidas e conselhos de todos os tipos: é proibido tomar remédios, grávida não pode tomar anestesia, radiografia afeta o bebê! E agora, o que fazer?

Esta é uma situação real e certamente você conhece alguém que já passou por ela e se desesperou sem saber que atitude tomar, mas a resposta é simples e direta: deve-se procurar tratamento odontológico imediato, pois o sofrimento e o stress causados por uma forte dor de dente impossibilitam uma gestação tranqüila.

Existem medicamentos que podem ser tomados sem afetar a formação do bebê, bem como anestésicos adequados para grávidas, e a radiografia do dente pode ser feita se necessário, pois o tempo de exposição à radiação é mínimo e as barreiras de proteção utilizadas para a mãe e bebê são efetivas. Diga ao cirurgião-dentista que você está grávida e ele tomará os cuidados especiais necessários para o seu atendimento com conforto e segurança.

Até mais!

Sobre a autora: Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.