Óculos de Sol – A Principal Proteção dos Olhos

oculos de solDurante o verão, os cuidados com o sol devem ser redobrados, pois em excesso pode causar danos, muitas vezes irreversíveis, a nossa saúde. Fala-se muito no uso do filtro solar, mas quem acha que a pele é o único órgão que sofre nesta estação está enganado; os olhos também merecem atenção especial. A incidência dos raios solares diretamente na visão pode queimar a retina e causar problemas, por isso, o uso de óculos de sol é essencial; o acessório ainda protege contra a fotofobia, um distúrbio no qual há excesso de sensibilidade à luz.

Praia, piscina e passeios ao ar livre, em dias de alta incidência de raios solares, são os grandes vilões de quem não se protege. Como o problema é percebido a longo prazo, as pessoas, na maioria das vezes, não acreditam que o sol possa fazer mal à saúde dos olhos. Dessa forma, deixam de lado os óculos escuros, não fornecendo proteção a eles.

Tendência

oculos escuroMas, pode-se dizer que hoje esta realidade está mudando gradualmente. Com o mercado aquecido de óculos de sol, com marcas diferenciadas e modelos inusitados, o acessório tem atraído um número significativo de consumidores. A preferência atual é pelos óculos de tamanhos grandes e coloridos.

O principal cuidado agora é com a qualidade do produto, pois há lentes que também podem prejudicar a visão humana. E, como saber se os óculos de sol oferecem segurança aos olhos? Simples, basta comprar o acessório em óticas especializadas, para que seja feito um teste de qualidade da lente. Outra dica é optar por uma marca já consagrada no mercado; Ray ban, Evoke e Mormai, por exemplo, possuem modelos atualizados e ainda oferecem garantia para o cliente. Os médicos alertam que os óculos comprados em camelôs não possuem a proteção contra os raios ultravioletas, assim, o usuário não está protegido e ainda pode prejudicar a visão devido o uso prolongado destas lentes. Se o importante é se proteger, vale a pena investir em um óculos de sol que seja bonito, confortável e, acima de tudo, seguro.