Preservar o Meio Ambiente

Direito Ambiental

O Direito Ambiental é uma área de interesses gerais, devido a tratar diretamente da preservação e também da manutenção do meio ambiente, o que é um conteúdo bastante abstrato, que visa um interesse comum onde não é possível se identificar quem é a pessoa que deverá se beneficiar com uma política saudável, esta voltada a proteção do meio ambiente.

O que as leis dizem sobre o meio ambiente

De acordo com a constituição brasileira, todas as pessoas possuem direitos ao meio ambiente, este que deverá ser ecologicamente equilibrados, assim como a utilização de bens de uso comum do povo e ainda algo que é essencial para a qualidade de vida saudável, isto se impondo aos poderes públicos e ainda toda a coletividade e o deve onde é preciso tanto o defender como o preservar para as futuras gerações. A degradação de meio ambiente pode ser considerada como crime em qualquer lugar do mundo.

Quais são os objetivos do Direito Ambiental

A ideia do Direito Ambiental brasileiro deve vir intimamente ligada com o desenvolvimento econômico e ainda com todo o desenvolvimento social, e não somente nas matérias de preservação de meio ambiente propriamente dita. As áreas de direito ambiental não foram criadas apenas para proteger, preservar e manter o meio ambiental.

Esta é na verdade uma visão bastante equivocada já que o direito ambiental brasileiro, de forma alguma tem interesse em frear o que chamamos de desenvolvimento socioeconômico. Muito ao contrário, se for prear o desenvolvimento sócio econômico certamente irá gerar indiretamente uma maior agressão para o meio ambiente, já que suas atividades irregulares cada vez mais vem a aparecer.

É importante ainda salientar que a preocupação com o meio ambiente  é indiretamente também com o homem. Isto em seu aspecto social onde cresceu muito e por isso os humanos estão sempre voltados para o centro da preocupação do desenvolvimento sustentável, e devem ter uma visa que seja considerada como produtiva e saudável sempre em uma grande harmonia com o espaço onde vive e ainda a natureza.  Por este motivo é muito importante se ter o devido cuidado com o meio ambiente em que vivemos.