O sucesso das séries médicas

A medicina é uma profissão extremamente admirada pelo seu nobre propósito de manter a saúde e salvar vidas. Além disso, os médicos são profissionais reconhecidos por sua inteligência, um certo charme e também pela loucura que é a rotina dentro dos hospitais. Esses são os ingredientes que fizeram do ofício um verdadeiro sucesso nas telinhas, afinal de contas, são várias as séries que retratam esse universo.

O sucesso das séries médicas

Elencamos as cinco mais populares séries médicas. Confira:

House

Em oito temporadas (de 2004 a 2012), House conquistou uma legião de fãs fiéis e uma vasta coleção de prêmios. A cada episódio, é mostrada a história de um paciente, em geral mostrando como algum fato específico de sua vida desencadeou o problema de saúde que está enfrentando. São os casos mais complexos e, muitas vezes, estranhos, que caem nas mãos de House e sua equipe. O doutor protagonista é famoso por sua genialidade, mas também por seu sarcasmo, por sua sinceridade excessiva e por seus vícios. É possível acompanhar os episódios por meio do Universal Channel e também do CS Sky.

E.R.

E.R. é uma série que, no Brasil, ficou conhecida pelo nome “Plantão Médico”. Incialmente, o projeto era de um filme, mas acabou se adequando melhor ao modelo de série. Foram 15 temporadas, entre 1994 e 2009. A série mostra o cotidiano de médicos e enfermeiros de um hospital fictício de Chicago. Acidentes, explosões, pessoas agredidas e baleadas são os casos mais comuns dos episódios, com uma maneira única de mostrar a medicina às pessoas e retratar a loucura que é a vida dos profissionais na área da saúde.

Grey’s Anatomy

Mais uma renomada série, queridinha de milhares de fãs ao redor do mundo. Grey’s Anatomy é focada na história de Meredith Grey, que entra no hospital cirúrgico Seattle Grace junto com seus amigos, como internos. Os episódios mostram as dificuldades profissionais encontradas pelos residentes de um dos programas mais rígidos em medicina, ao mesmo em tempo em que transita pelos conflitos de suas vidas pessoais. No ar desde 2005, a longevidade da série é a prova de um formato que deu certo, já que a 14ª temporada foi confirmada.

Private Practice

A série Private Practice é um desdobramento de Grey’s Anatomy, focado na história de vida da Dra. Addison Montgomery depois que ela deixa o Seattle Grace Hospital, na terceira temporada de GA. Ela se muda para Los Angeles e passa a trabalhar em um hospital mais tranquilo do que Seattle Grace, e precisa se adaptar a essa nova realidade. Os episódios focam menos nas cirurgias e mais nas histórias dos pacientes e na própria vida pessoal da protagonista, relatando seu relacionamento com os colegas e os conflitos amorosos nos quais se envolve.

Scrubs

Entre 2001 e 2010, as nove temporadas de Scrubs foram ao ar com uma proposta inovadora. Ao contrário da maioria das séries médicas, baseadas em drama, Scrubs adota o tom de comédia para narrar as situações vividas pelos médicos do hospital Sacred Heart. Os episódios mostram casos que se inter-relacionam e sempre têm algo a ensinar. Scrubs é mais uma série médica que arrebatou o coração dos fãs.