O Sorriso mais Lindo do Mundo

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que “beleza é um ponto de vista”?

Essa sábia frase popular, expressa muito mais que a questão do gosto individual das pessoas, pois a beleza também é reflexo da cultura de uma população. Enquanto a pele bronzeada é cultuada pelos brasileiros, em outras culturas a cor branca da pele é um objetivo estético perseguido por muitos.

Mas afinal, se beleza é um ponto de vista, o que seria um sorriso bonito?

Para responder essa pergunta vamos começar refletindo sobre uma questão fundamental da estética: a integridade estrutural.

Inconscientemente, sempre que avaliamos a beleza de algo ou alguém, levamos em consideração a integridade do que estamos comparando, além da cor, forma, disposição e outros critérios utilizados para definir o que é realmente bonito. Um exemplo claro deste comportamento é tentarmos comparar a beleza de dois automóveis, sendo que um deles está com a lataria toda amassada, neste caso ou já avaliamos o automóvel amassado como o menos bonito ou imaginamos este mesmo automóvel em boas condições para tentarmos comparar os dois.

O mesmo comportamento ocorre quando avaliamos a beleza de um sorriso. O sorriso mais bonito é antes de tudo um sorriso saudável, apenas depois são avaliados outros critérios importantes como a simetria, cor e a naturalidade desse sorriso.

A simetria está relacionada tanto à uniformidade da disposição dos dentes quanto dos seus formatos, já a naturalidade do sorriso está mais associada a não superficialidade deste sorriso, por isso sempre que trabalhamos com procedimentos estéticos em odontologia, nos preocupamos em obter um resultado natural, pois sem dúvidas, a maior gratificação para um dentista especialista em estética dental é perceber que o lindo sorriso obtido com o tratamento estético, além de saudável e simétrico, aparenta ser natural e nunca ter passado por qualquer procedimento estético.

Dra. Camilla Bengtson é cirurgiã dentista, especialista e mestre em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.