O Signo de Capricórnio (22/12-20/01)

Planeta: Saturno; Elemento: Terra; Metal: Turmalina; Cor: Marrom

Signo cardeal, de Terra, tortuoso e violento. Governado pelo planeta Saturno e conhecido como o mais resmungão e “cabeça-dura” do zodíaco.

Os capricornianos têm um caráter complexo, aparentam uma seriedade imensa, mas têm um senso de humor penetrante e muitas vezes, sarcástico. No geral, são: determinados, perseverantes, sérios, racionais, ambiciosos, tenazes e prudentes. Têm ainda a capacidade de resolver os problemas mais complexos e procuram sempre usar sua experiência para isso

O nativo deste signo esconde dentro de si as emoções que não consegue exteriorizar e que o atormentam, emoções essas, quase sempre relacionadas à infância difícil que teve.

Gosta de lugares elevados e as montanhas o atraem pela altura e isolamento. Possui grande força de vontade e uma capacidade incrível de superar obstáculos.

Lutadores, poucas vezes desistem de seus sonhos e trabalham pesado pelo que desejam. Determinados e ambiciosos lutam com unhas e dentes para alcançar destaque profissional. Podem se tornar excelentes políticos, diplomatas, engenheiros e matemáticos.

O Planeta Saturno é o mais pesado do sistema solar, isso torna seus nativos escravos do senso de responsabilidade e dever. Querem sempre carregar o mundo nas costas e gostam de demonstrar que o estão fazendo, através de queixas freqüentes.

Costumam ter grande respeito e responsabilidade pelos laços afetivos e familiares. Quando envolvidos emocionalmente tendem a ser leais e sinceros. Mas é difícil renderem-se às emoções, pois têm medo de perderem o controle e tornarem-se dependentes e fracos.

No lado negativo podem ser: pessimistas, conservadores, depressivos, rancorosos, inflexíveis e vingativos.

As áreas que merecem atenção e cuidado pela fragilidade maior são: Os joelhos, ossos, dentes, cabelos e pele.