O Significado Das Cores Dos Alimentos – O Segredo De Uma Alimentação Saudável

Os nutricionistas são unânimes em afirmar que um prato saudável é um prato colorido, pois quanto mais colorido o prato, maior será a variedade de nutrientes que estamos ingerindo. E o que dá a cor aos alimentos são os pigmentos – substâncias que também são importantes na prevenção e na proteção do organismo contra vários tipos de doenças infecciosas.

Veja a seguir o significado das cores dos alimentos e saiba como escolher os alimentos pela cor e aproveitar melhor os nutrientes dessa verdadeira aquarela gastronômica.

Cores Dos Alimentos - Significados

Cores Dos Alimentos

Alimentos Amarelos

Os alimentos possuem esse pigmento graças ao betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, além de prevenir o câncer de mama, pois fortalece a função imunológica, combatendo assim as células tumorais. Outro beneficio é que o betacaroteno também é essencial para o crescimento e manutenção dos tecidos do nosso corpo, e contribui para melhorar a visão. Alimentos como a laranja, por exemplo, são ricos em vitamina C, que favorecem o processo de cicatrização e também impedem que os radicais livres possam causar algum dano à pele.

Alimentos Brancos

Os alimentos de cores brancas como o queijo, leite, couve-flor, batata, arroz e banana ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. E muitos dos alimentos de cores brancas são as melhores fontes de cálcio e de potássio, que reforçam a saúde dentária e são imprescindíveis na formação e fortalecimento dos ossos, prevenindo inclusive a osteoporose.

Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como alface, pimentão verde, couve, vagem, abacate, ervilha, espinafre e brócolis, contribuem para a desintoxicação do organismo combatendo os radicais livres – substâncias que danificam as células do nosso corpo e causam doenças com o passar do tempo. Este pigmento verde tem papel importantíssimo na saúde, já que também protege o cabelo e a pele, e ainda ajudar a reduzir o risco de doenças do coração.

A clorofila, que é que define a cor desses alimentos, é considerada um verdadeiro energético celular. Além do mais, por serem ricos em cálcio, fósforo, ferro, os alimentos verdes conseguem fortalecer os dentes e ossos, e auxiliam o crescimento e a coagulação do sangue.

Cores Dos Alimentos

Cores Dos Alimentos

Alimentos Vermelhos

Os alimentos vermelhos contêm o licopeno, que é pigmento responsável pela cor vermelha desses alimentos. Alguns exemplos desses alimentos são: tomate, cereja, goiaba, melancia, pimentão vermelho, morango e caqui. O consumo do licopeno ajuda a reduzir os riscos de alguém desenvolver não só as doenças cardiovasculares, como também alguns tipos de câncer. Sem contar que já foi comprovado que os alimentos vermelhos previnem o estresse e ainda protegem contra o envelhecimento precoce.

Alimentos de cor Arroxeada e Azulada

São exemplos de alimentos roxos: uva roxa, beterraba, figo, repolho roxo, berinjela, ameixa e jabuticaba. Esses alimentos são ricos em ácido elágico, uma substância que é capaz de retardar o envelhecimento e combater o câncer. Outra função dos alimentos de cor roxa ou azulada é que eles atuam no sistema circulatório, favorecendo o sistema cardiovascular.

Alimentos Marrons

Os alimentos marrons como castanhas, nozes e cereais integrais são ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E. Tais substâncias e nutrientes ajudam a combater a ansiedade e a depressão, regulam o funcionamento do intestino e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Com base nesses dicas interessantes e sabendo agora o significado das cores dos alimentos, com certeza você já pode oferecer à sua família uma alimentação muito mais rica e saudável.