O Que Você Precisa Saber Sobre Liderança

Desde o início dos negócios, as organizações têm procurado pistas para ajudar a identificar e selecionar líderes de sucesso. Eles têm procurado homens e mulheres de visão com uma rara combinação de características que ajudam a servir como motivador. O conceito de liderança tem sido amplamente observado e freqüentemente estudado, mas uma compreensão completa do que define a liderança de sucesso manteve-se sempre fora de alcance.

Eu queria encontrar a resposta  para a velha questão: “O que faz um grande líder?”

Depois de estudar os atributos comportamentais de milhares de líderes de negócios e os tipos de liderança, os dados resultantes podem revelar características comuns que definem uma liderança forte. Que padrões semelhantes ou comportamentos podem, eventualmente, ser encontrada e outra vez? Ao formar a “receita de liderança”, a busca incessante por líderes de qualidade pudesse finalmente ser simplificada para um conjunto padronizado de características que podem ajudar a prever a liderança de sucesso em qualquer organização. Mas poderia a psicologia ciência e comportamental ser aplicado com sucesso para extrair essas “revelações” de liderança a partir dos dados?

Trinta modelos de liderança de comportamento que foram usados em 24 empresas abrangendo 4.512 líderes empresariais de todos os níveis de desempenho. que incluíam vários nomes da lista Fortune 500. Cada um dos trinta modelos de liderança foi analisado para identificar os comportamentos mais comuns que se diferenciam os líderes de alto desempenho dos líderes de baixo desempenho. Os resultados compilados a partir deste conjunto de dados revelou novas evidências de que deve servir como uma peça fundamental do modelo de liderança.

Liderança é um conceito que é difícil de entender.

Você até consegue “sentir” o conceito de liderança, mas é difícil de quantificar. Os componentes da liderança são frequentemente examinados e observados, mas a capacidade de prever a liderança é extremamente complicada.

Muitas abordagens têm sido utilizadas numa tentativa de documentar semelhanças entre os líderes de sucesso, mas apenas com resultados mistos na melhor das hipóteses. Tomando uma nova abordagem para o problema, eu me propus a estudar as características comportamentais de líderes de sucesso em comparação com os líderes de níveis mais baixos desempenho.

Antes de discutir os resultados do estudo, é importante  estabelecer as bases do estudo utilizando o modelo de liderança comportamental.

O modelo de liderança comportamental é a base para esta pesquisa, uma vez que é projetado para capturar as preferências comportamentais de líderes de sucesso. Essencialmente, o modelo de liderança comportamental capta a combinação única de comportamentos que prediz o sucesso.

Cada modelo original foi criado utilizando a mesma metodologia, mas a personalização foi possível, utilizando dados de desempenho relacionados a uma posição específica.

Defina o sucesso

Tradicionalmente, o sucesso  é determinada pela educação, experiência potencial, ou outras medidas de desempenho não-relacionados. Para este estudo, o sucesso foi determinado pelo desempenho real no trabalho. Queremos entender melhor os comportamentos dos verdadeiros líderes que produzem resultados em uma base diária.

A conclusão que se chega é que a definição de sucesso para cada pessoa varia enormemente. Depois de conversar com vários líderes, cheguei à conclusão de que o sucesso nada mais é do que se propor a fazer algum negócio e fazê-lo, independente do que seja.

E isso, os verdadeiros líderes têm em comum.