O Que São Sites “Made for Adsense” (Feitos para o Adsense)?

Sites feitos para o Adsense

Sites feitos para o Adsense

Sites MFA (Made for Adsense) ou simplesmente feitos para o Adsense, são sites criados especificamente para gerar lucros para seus editores através do Google Adsense, e somente para esse propósito. Geralmente esse tipo de site possui um layout bem simples para gerar o máximo de cliques em anúcios e pouco conteúdo, ou então muito conteúdo de pouca qualidade sobre algum assunto. Com certeza você já deve ter navegado por vários sites desse tipo sem ao menos ter se dado conta disso, pois eles são bastante comuns na web. Veja como funciona um site feito para o Adsense:

Sites feitos para o Adsense

O primeiro passo é definir uma palavra-chave que tenha alguma procura na internet e, ao mesmo tempo, que tenha anunciantes pagando para aparecerem em sites relacionados a esta palavra-chave. A partir disto, um domínio é registrado contendo a palavra-chave em questão e é criado um site de layout simples, bem limpo e com poucas imagens. Então são publicados artigos com a palavra-chave aparecendo diversas vezes dentro do texto, aumentando a chance de que este site seja encontrado por quem busca pela palavra-chave na internet. O principal objetivo é aparecer em primeiro lugar nos resultados de pesquisa.

Lucro com publicidade

Não há nada de errado em lucrar com o seu trabalho. Se um editor criou conteúdo interessante e original, não há nenhuma razão pela qual ele deveria não lucrar com ele. Porém os sites feitos para o Adsense não oferecem serviços relevantes para o usuário, porque tratam de assuntos diversos superficialmente e pouco acrescentam, em termos de conteúdo, para seus leitores. São criados para gerar páginas e páginas otimizadas artificialmente para os sites de busca, com algum conteúdo escrito e muitos anúncios publicitários.

Os serviços que pagam por clique, como o Google Adsense, tem feito algumas modificações em seus termos de uso para lidar com os editores destes sites, e cada vez mais estão restringindo a forma com que seus anúncios devem ser utilizados.

Por outro lado, você pode utilizar algumas das técnicas dos sites feitos para o Adsense para ganhar mais dinheiro com seu site ou blog, respeitando os termos de uso do Google Adsense. Logo abaixo nós listamos algumas:

  • Cores e fontes do anúncio. A publicidade deve estar “camuflada” com as mesmas cores do layout do site, para que o leitor, a primeira vista, não saiba distinguir os anúncios do conteúdo original.
  • Posicionamento dentro da página. Colocar os anúncios ao redor do conteúdo tende a trazer melhores resultados.
  • Remover as bordas dos blocos de anúncio.