O que são os tubos de aço para eixo de cardans?

Os tubos de aço estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, seja em casa ou no trabalho. Por ser um material versátil e com muitos modelos, ele pode ser usado em todos os segmentos.

Pensando nisso, para os leigos no assunto, explicaremos como funciona e para quê servem um tipo específico de tubo de aço: os para cardan.

Os tubos cardan fazem parte de eixos de transmissão de força entre dois pontos – o gerador, força-motriz, e o receptor, centrado ao eixo de tração.

Para se ter uma noção, os tubos para cardan são encontrados em motocicletas (substituindo a corrente de transmissão); em carros (na transmissão do motor para rodas); em caminhões e ônibus (na transmissão ao eixo traseiro); também são aplicados no setor agrícola (em tratores de pequeno, médio e grande porte); no setor naval (em motores de navegação e em equipamentos de extração de areia e pedras) e no setor industrial (em equipamentos e maquinários diversos).

Esse tipo de tubo é muito importante para o correto funcionamento das estruturas nas quais é utilizado. Dessa forma, os tubos empregados precisam ser resistentes, duráveis e produzidos nas medidas exatas.

Portanto, a durabilidade, a resistência e a segurança de cada tubo estão asseguradas por meio da aprovação em ensaios mecânicos.

Os comprimentos e dimensões dos tubos variam de acordo com as especificações solicitadas.

Com isso, se você busca um material com diversos benefícios, otimizando a sua obra e com um resultado surpreendente, aposte nos tubos de aço para cardan e veja como este produto oferece eficiência e praticidade ao seu projeto.