O que são e para que servem os tubos de aço trefilados?

Você já ouviu falar em tubos de aço trefilados? Eles podem auxiliar você em qualquer tipo de trabalho em que sejam necessários tubos de aço de alta qualidade. Para entender a importância deste produto, é necessário compreender o processo que possibilita a sua criação e como isso auxilia na sua qualidade e na criação de objetos que sejam de proveito da indústria.

O que são e para que servem os tubos de aço trefilados?

Confira, a seguir, os principais aspectos dos trefilados, além de ficar por dentro das suas aplicações e do modo como são produzidos, dois fatores interessantes para compreender este tipo de produto. 

Como é produzido um tubo de aço trefilado?

De forma bem simplificada, um aço trefilado é aquele que passou pelo processo de trefilação. Este processo consiste na melhora das proporções dimensionais do tubo de aço para que ele apresente qualidades mecânicas superiores.

O processo de trefilagem de tubos de aço não é muito simples. Sua finalidade é confeccionar os tubos com dimensões, acabamento e todas as propriedades mecânicas controladas.

Por meio de diversas técnicas, são realizadas as chamadas deformações nos tubos de aço para que ocorra a trefilagem. O objetivo é a produção de tubos menores, com diâmetros e paredes bem mais finas do que outros tipos de tubos deste material.

A matéria-prima do processo de trefilação é o fio-máquina, um arame laminado trabalhado a quente, de espessura bem baixa. Não são fabricados com diâmetros acima de 5,5 mm.

Nos processos de trefilação, que você poderá observar a seguir, esse material sofre encruamento, que é quando a resistência mecânica do produto cresce proporcionalmente à medida que a área é reduzida.

Assim, o processo de trefilação pode ser considerado um tipo de acabamento realizado com os tubos de aço. Existem, ao todo, três tipos básicos de trefilação de aço, são eles com mandril, plugue e em matriz. Confira as diferenças de cada processo:

Tipos de trefilagem 

Trefilação com tubo matriz: neste tipo de processo, tanto o cisalhamento, que é a tensão em sentidos opostos colocada sobre o aço, quanto a deformação são aplicadas sobre o aço em uma alta intensidade.

A deformação alcançada com a matriz é menor do que a atingida em outros processos. Ela recebe este nome porque o processo é realizado com um canal de forma convergente, chamado matriz.

Trefilação com plugue: o plugue possui um comprimento menor que o do mandril, citado anteriormente e pode possuir formato cilíndrico ou cônico. Pode, ainda, se apresentar fixo ou flutuante.

Esta peça é responsável pelo controle do diâmetro interno do tubo de aço. Neste caso, a precisão das dimensões é superior à encontrada no processo de trefilagem com matriz.

Trefilação com mandril: é realizada com a introdução de um mandril no tubo de aço. Dessa forma, a ação do mandril reduz a espessura da parede do material. É um dos tipos mais comuns de trefilagem de tubos de aço.

Para que servem os tubos de aço trefilados?

As aplicações deste material são muitas, já que eles garantem resistência, praticidade, durabilidade e muita segurança nos processos industriais onde são utilizados.

Eles são muito empregados no setor industrial, como usinas de cana e açúcar, indústrias que fabricam papel e celulose, petrolíferas, indústrias químicas e de gás, fabricantes de cimento, mineradoras, na construção civil, entre outros setores.

A grande vantagem deste tipo de tubo de aço é a possibilidade de ser moldado em diversas dimensões. Pode se dizer, então, que é um produto personalizado, de acordo com as funções para as quais se destina.

Outros benefícios

– Há uma maior possibilidade de personalização do material por causa do processo de estiramento pelo qual a matéria-prima passa.

– A precisão das dimensões dos tubos de aço é superior a qualquer outro tipo de processo que trabalha com este material.

– A trefilação influencia nas propriedades mecânicas do material, o que permite que, quando combinado com o tratamento térmico adequado, possa ser obtida uma grande variedade de produtos com a mesma composição química.

O processo de trefilação de tubos de aço é de extrema importância para a indústria em geral, pois é uma forma de criar materiais resistentes e duradouros que podem ser utilizados nos mais diversos setores.

Os tubos de aço trefilados são produtos com aplicações em toda a indústria e são benéficos para a construção de uma gama de diversos produtos e na condução de diversos processos.