O Que São Disjuntores Elétricos

Um disjuntor, primeiramente falando, serve como uma proteção para um circuito elétrico como um todo, mas o disjuntor do tipo elétrico é bem diferente, pois este possui características únicas dele.

Todo disjuntor deve possuir uma característica que se conhece como capacidade de interrupção, no caso do elétrico, a sua capacidade é muito grande, o que faz com que ele possa então, ser usado em determinados sistemas que outros não podem como é o caso das instalações onde se faz presente um nível bem grande de correntes de curto-circuito.

Ele ainda possui os chamados disparadores, que protegem o sistema todo contra uma chamada sobrecarga, que pode vir a acontecer caso você não tenha um disjuntor elétrico para encaixar devidamente em seu sistema, como recomenda a prática de garantia de qualidade e até mesmo por uma questão de segurança sobre quem vai estar próximo ao sistema ou mesmo quem vai trabalhar neste sistema.

Vamos destacar um pouco que esses disjuntores possuem dois disparadores de tipos diferentes, sendo que o primeiro é o de natureza magnética, este, especificamente, serve para proteger o sistema contra o chamado curto-circuito, sendo que o ideal é que este possua um disparo fixo em 13 vezes, para que se possa dar a devida segurança e a requisitada proteção ao sistema como um todo.

O outro disparador é chamado de disparador térmico de um disjuntor elétrico, ele também tem função de proteção, mas apresenta uma diferença marcante, pois ele é ajustável, por isso mesmo que ele é quem especificamente protege a instalação contra a tão temida sobrecarga, ele ainda é quem se faz responsável por certa sensibilidade que o sistema deve apresentar em relação a falta de fase na instalação  como um todo.

Para instalar um acessório desses, não há dificuldade, primeiramente, antes você deve verificar as correntes, para depois fazer a instalação devida, que pode ser feita por meio de fixação por parafusos.

É importante para um bom funcionamento que você tenha além dos disjuntores elétricos também o chamado de conector trifásico, além do adaptador PLMP, pois só com ele é que se pode fazer fixação por meio de parafusos.