O que são Compras Coletivas

A mais nova febre do momento são os sites de compra coletiva. O modelo já é largamente utilizado nos Estados Unidos, onde foi criado em 2008 o pioneiro Groupon. No Brasil o primeiro site de compra coletiva foi o Peixe Urbano, que entrou em atividade e, março de 2010.

Compra coletiva é um tipo de comércio feito pela internet onde o objetivo é vender um produto ou serviço para um número mínimo de pessoas pré-estabelecidas. Costuma-se ainda oferecer grandes descontos em relação ao valor usual do produto, justamente por já ser sabido que muitas pessoas comprarão aquela oferta e visando assim diminuir o lucro em uma venda, mas ganhar bem mais no total do volume de vendas.

O mais comum é que as ofertas fiquem disponíveis para compra durante um período que varia de 24 a 48 horas. Os descontos oferecidos – que podem ser de até 90% – só tem valor se o número mínimo de vendas for atingido, se isso não ocorrer a oferta é cancelada.

A utilização de compras coletivas pelas empresas na verdade é uma forma de marketing, pois promoção na internet atrai um grande público que pode assim passar a conhecer os produtos da empresa e se tornar um consumidor fiel.

A gama de produtos e serviços oferecidos nestes sites é enorme: refeições, estadias em SPA e hotel, massagens, tratamentos estéticos, entradas para teatros e parques, aparelhos eletrônicos; até promoção de passagens aéreas (já existem sites de compra coletiva especializados em entretenimento e viagens).

O Groupon passou a operar também no Brasil recentemente e por isso atende menos cidades que outros sites mais estabelecidos no mercado brasileiro, como o Peixe Urbano. Estima-se que já existam no Brasil em média 400 sites que promovem compras coletivas. Este tipo de venda mostra-se com um futuro promissor para os próximos anos.