O que Levar para a Entrevista do Visto Americano?

Os Estados Unidos da América é um dos países mais visitados do mundo, mas para entrar nos EUA, além do passaporte, é necessário obter um visto USA para permanência temporária no país.

Para cada tipo de visita, o viajante deverá solicitar uma categoria de visto específico. Por ser um procedimento burocrático, se preparar com antecedência faz toda a diferença e saber o que levar para a entrevista do visto USA é essencial.

Passos para Obtenção de Visto USA

Todo visitante necessita do visto para viajar até uma entrada do país, salvo casos especiais. Cada pessoa deverá ter o próprio passaporte e crianças e bebês deverão ser registrados nos passaportes dos pais.

Pessoas de algumas nacionalidades necessitam que a validade do passaporte seja para mais seis meses, no mínimo, além da permanência.

No caso de visitantes brasileiros, o passaporte deverá ser válido durante seu tempo de permanência no país.

Todos devem preencher os campos do formulário DS-160 e pagar a taxa de emissão do visto USA. O visitante também deverá fornecer uma foto dentro dos padrões exigidos pelo Departamento dos EUA.

Como e Onde Solicitar os Vistos USA

Os vistos podem ser solicitados para visitantes na Embaixada, em Brasília, ou em um dos consulados estadunidenses em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Após a confirmação do preenchimento do formulário de interesse no visto USA, o interessado deverá imprimi-lo e levá-lo ao local escolhido, junto com seu passaporte e uma foto.

Geralmente, o agendamento é feito no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos além da Embaixada ou Consulado (CASV). No site da embaixada americana, o interessado pode verificar se é isento da entrevista.

Categorias e Taxas

Como o país recebe pessoas diferentes de todo o mundo, os motivos de visitas são os mais diversos, portanto existem categorias e taxas a serem pagas para retirada do visto USA de acordo com esses motivos, são alguns:

Diplomatas e funcionários de outros governos, A-1 e A2, isentos de taxas. Funcionários dessas pessoas se encaixam em A-3 e também são isentos da taxa do visto USA.

Estudantes acadêmicos, pesquisadores, visitantes a negócio e empregados domésticos se encaixam na categoria B-1 e pessoas em férias, turismo ou para tratamentos médicos são categoria B-2. As duas categorias são isentas de taxas.

Trabalhadores temporários são de categoria H; jornalistas e funcionários das mídias fazem parte da categoria I, as duas categorias pagam taxam de 100 dólares.

Pessoas que possuem conhecimento e habilidade elevado em alguns assuntos fazem parte da categoria de visto USA O ou P. A categoria Q abrange intercâmbio cultural. Essas categorias pagam taxa de 40 dólares.

A Entrevista

No dia escolhido compareça ao CASV escolhido com passaporte atual e anteriores, vistos anteriores válidos ou vencidos e também com o formulário DS-160 impresso. Lá serão colhidas impressões digitais e foto.

Após isso, o interessado deverá ir até a Embaixada ou Consulado escolhido na data agendada levando os mesmos documentos e outros adicionais, caso necessário. Esses documentos podem ser consultados no site da embaixada americana.

Pessoas menores de 14 anos ou acima dos 80 anos podem solicitar a isenção de entrevista. Brasileiros e argentinos que moram no Brasil e que nunca tiveram visto recusado, menores de 14 anos e maiores de 80 anos, também têm isenção de entrevista para renovação do visto USA.

Para pessoas que estudarão nos Estados Unidos, o visto USA será válido apenas 30 dias antes do início do programa estudantil. Por exemplo, se o programa se inicia no dia 3 de setembro, o estudante só poderá entrar no país a partir do dia 4 de agosto.

O prazo comum para recebimento do visto USA é em até 10 dias úteis a contar a partir da entrevista. O solicitante também pode optar por retirar os documentos onde fez a entrevista, em 5 dias, porém necessita agendamento.

Alguns casos especiais necessitam de mais tempo de análise, então é recomendado não finalizar os planos para a viagem até que o solicitante esteja com o visto USA em mãos.