O Que Fazer se Tuas Fotos Íntimas Vazarem na Internet?

O Que Fazer se Tuas Fotos Íntimas Vazarem na Internet?

O Que Fazer se Tuas Fotos Íntimas Vazarem na Internet?

Os acontecimentos recentes envolvendo a atriz Carolina Dieckmann, que teve 36 fotos sensuais divulgadas na Internet, expõe cada vez mais uma realidade que muitos internautas desapercebem: embora a Internet seja uma ferramenta indispensável no mundo de hoje, ela também pode, se não forem tomados os cuidados devidos, se transformar numa arma poderosa nas mãos de pessoas inescrupulosas.

O que fazer então se tuas fotos íntimas forem divulgadas indevidamente na Internet?

Segundo muitos especialistas em crimes digitais,  há algumas medidas que a pessoa pode tomar caso tenha suas fotos divulgadas na Internet sem sua autorização.

1. A primeira medida é se dirigir a uma delegacia especializada em crimes digitais para registrar um Boletim de Ocorrência. Através desse registro será possível instaurar um Inquérito policial com o objetivo de localizar o autor ( ou autores ) do delito.

2. O segundo passo, segundo especialistas, e de natureza cível, é a responsabilização civil daqueles que divulgaram indevidamente as fotos de alguém na Internet. O objetivo de tais medidas é a reparação por danos matérias e morais.

3. Através de tais medidas será possível notificar os Sites de busca e seus representantes, com o objetivo de retirar as fotos já publicadas. É importante esclarecer que os provedores, após tomarem ciência dessa prática ilícita,  se não atenderem à solicitação das autoridades competentes, também serão responsabilizadas pela divulgação indevida de qualquer conteúdo.

Essas medidas ajudam a reduzir a divulgação e disseminação do conteúdo nos principais sites – até porque é praticamente impossível a total eliminação de tudo o que se divulga na Internet. No momento em que um material é publicado, qualquer usuário pode, em questão de segundos, copiá-lo e depois divulgá-lo através de uma rede social, ou enviá-lo, via e-mail, a quem quiser.