O Que Faz Um Gerador?

O que faz um gerador?

O que faz um gerador?

Se você já esteve em um evento ao ar livre, como um festival de música, um show, ou talvez até uma festa ou casamento, já terá presenciado um gerador. Você pode não tê-lo visto no momento, ou mesmo percebido que estava lá, mas geradores são muito importantes para a criação de energia elétrica em eventos externos especiais. Existem muitos tipos diferentes de geradores disponíveis e eles podem servir para quase todo tipo de evento, dependendo da quantidade de energia necessária.

Um dos geradores disponíveis mais conhecidos é o gerador elétrico auto-alimentado ou movido a propulsão humana. Estes são alguns exemplos dos mais antigos e mais acessíveis tipos de geradores, sendo também os geradores mais comercializados disponíveis no mercado. São geralmente operados por um pedal, uma bomba de pé, e às vezes até mesmo uma maçaneta, utilizando-se da força muscular do usuário para criar uma fonte alternativa de energia. Alguns destes dispositivos contêm um gerador elétrico especial que carrega a bateria dentro do dispositivo, assim como os encontrados em certos tipos de telefones celulares. Outros dispositivos têm um gerador que foi especialmente construído para o dispositivo em si, como lanternas alimentadas mecanicamente, e o conhecido rádio-relógio, onde o usuário pode dar-lhe corda, alimentando o gerador e permitindo que o usuário ouça o rádio por um período de tempo. Estes tipos de equipamentos de auto-geração de energia podem ser muito úteis em lugares onde não há fornecimento de eletricidade disponível, como em grandes eventos ao ar livre, ou em caso de pane elétrica. Eles são também respeitadores do meio ambiente, já que não precisam ter suas baterias substituídas.

Mas como funciona um gerador elétrico? Bem, em termos mais simples, um gerador elétrico funciona devido à indução eletromagnética, um conceito descoberto por Michael Faraday, cientista britânico, em 1831. Faraday percebeu que, se um objeto que conduz eletricidade passa por um campo magnético, então, uma corrente elétrica será capaz de passar livremente por todo o objeto. Em geradores elétricos, fios de cobre são utilizados para conduzir a eletricidade, e um ímã cria o campo magnético necessário. Então, algum tipo de dispositivo é adicionado para iniciar o movimento fazendo com que o fio de cobre possa passar através do ímã e um leitor de tensão. Geradores elétricos sempre indicam quanta eletricidade está sendo gerada, graças à presença de um leitor de tensão, que mede a força da corrente que está sendo produzida. Assim, você sempre sabe a quantidade de eletricidade que o gerador está criando.

Geradores têm se tornado comuns em muitos eventos, e agora que você sabe como funcionam, pode se sentir mais confiante ao pesquisar sobre eles. Você pode até querer ver sobre aluguel de gerador para um evento que esteja planejando, ou pode até querer comprar um gerador auto-alimentado para a sua casa. Quando se trata de geradores, as possibilidades são realmente infinitas.