O Que Está Acontecendo com o Marketing Multinível em 2013

O Que é Marketing Multinível

É a estrutura comercial de vendas diretas onde a distribuição de serviços e/ou produtos são feitas através dos associados da empresa (empreendedores), sendo remunerado os envolvidos pelo seu trabalho e da sua equipe quando estendido o estrutura do negócio.

Nesta forma de negócio, o associado é remunerado também em vários níveis, recebe ganho pelas vendas e por trazer novos associados. A sustentabilidade vem, a maior parte, das vendas dos produtos ou serviços, isso é conhecido também como Marketing de Rede.

Marketing Multinível agora

Mas em 2011… 2012 para 2013 surgiu uma empresa no Brasil que muda todo aspecto do processo, causando uma grande revolução, evolução e é claro, muita encrenca. O plano de marketing desta empresa funciona na tal base:

  • Adquira um dos planos disponíveis.
  • Tenha ganhos individuais – Onde o associado não é necessário vender ou trazer novos associados para ter ganhos.
  • Ganhos em equipe – Aqui já começa o aspecto normal do Marketing multinível. O associado traz novos membros para o negócio e ganho por isso além de ganhar pelo desenvolvimento da seu rede.

Há outras formas de ganhos a mais além das acimas, mas não é isso que vem ao caso. O fato é que em pouco mais de 1 ano essa empresa consegue criar um efeito já mais visto no Marketing Multinível. Atingiu até mesmo que nunca tinha ouvido neste negócio.

Por mais incrível que pareça, deu mesmo certo essa nova estratégia. Sucesso Total!

marketing multinivel x piramide

Marketing Multinível X Pirêmide

Outras empresas vendo o poder desse novo rumo não fez diferente e aderiu-se logo ao modelo de negócio e do nada… BUM! Mais uma empresa que todos queriam entrar pelos ganhos, bonificações, premiações e tal…

Mas não demorou muito chamar atenção das autoridades. Afinal… Tinha pessoas que estavam ganhando muito dinheiro neste novo projeto, estou falando de muito dinheiro; cerda de uns 10… 50… 500 mil por mês. Em casos mais específicos, lideres costumavam atingir a marca de 1.000.000 por mês, ex-autônomos comprando Ferrari, Camaro e muito mais.

Creio que o maior problema, se é que devemos chamar isso de problema, é que além dos altos ganhos no negócio não era necessário vendas ou novos membros para ganhar dinheiro. Como isso as autoridades logo começaram lembrar de empresas passadas que era quase a mesma coisa, eu disse quase. Compararam também com as antigas pirâmides financeiras que já existiram ou ainda existem e por aí vai…

Mas e agora? Isso é Marketing Multinível ou pirâmide financeira?

Bom… Aí é que está o problema! Muitos diziam que pirâmides financeiras não tinham produtos envolvidos, somente dinheiro e ser pago para quem lhe convidasse ao negócio e para você começar ganhar dinheiro tinha que recrutar novos membros e só assim começaria a ganhar. Detalhe: o convidado nunca ganharia mais que quem o convidou.

No Marketing Multinível os associados ganham de acordo com seu trabalho desenvolvido junto ao plano de compensação da empresa. Entra no negócio apresentado, cria sua rede ou equipe, efetue vendas e ganhe por isso.

Já no “Novo Marketing Multinível” todos poderiam ganhar. Do mais antigo ao mais recente no negócio. Bastava somente adquirir um dos planos oferecidos pela empresa e naquele plano já tinha seu ganho individual (sem vendas, sem novo membros) e se fizer mais (trabalhar o plano de compensação da empresa) ganhava mais.

novo marketing multinivel

A Briga Entre Tradicional e o Novo Marketing Multinível

Com todos os problemas, bloqueios, boatos e tudo mais começaram a surgir variados MMN, Associados de empresas do tradicional MMN que não concordavam com as propostas, compensações e estrutura do “Novo MMN”. Alguns deram o nome até de “Marketing Do Bem”.

Esses grupo do “Marketing Do Bem” acreditam que não passa de Pirâmide Financeira com um produto ou serviço para disfarçar. Que o negócio não era sustentável e logo começaria o “Efeito Dominó”, a base sairia do negócio ( para de fazer pagamentos ou novos recrutamentos ) e assim desmorona de baixo para cima.

Já o Novo MMN acredita que o negócio é auto-sustentável, e que não ha necessidades de uma pessoa além de investir ter que depender de novos membros ou vendas. Criaram produtos ou serviços que garantem melhor aceitação ao mercado de hoje além de mais acessível e bem melhor do que da concorrência.

Como Isso Irá Acabar?

Até o momento temos no Brasil várias empresas com a nova estrutura do Marketing Multinível com as atividades bloqueadas para investigação. O órgão responsável que saber de onde vem os ganhos, qual o produto da empresa, como funciona a estrutura e bonificações do negócio, e se é auto-sustentável. Separando o joio do trigo!

Na minha opinião, agora que saberemos quem está de acordo com as leis e que podem continuar com suas atividades no Brasil. Esse é um momento de observarmos todas elas e acompanhar todo o processo.

Só Umas Perguntas…

  • Se Essas empresas são pirâmides financeiras, como conseguiram atuar até agora, já que diziam pagar os impostos em dia?
  • Porque os países que tem leis bem mais sérias que as nossas (Brasil) aceitam essas empresas e utiliza desta estrutura em 75% dos mercados?
  • Essa é para o pessoal da velha guarda do MMN: é errado entrar em um negócio e ter ganhos sem indicar ninguém? Afinal, uma das características das pirâmides financeira é a dependência de novos membros, não é?