O Que é Tabela FIPE?

O que é Tabela FIPE?

O que é Tabela FIPE?

Muitos ainda não sabem com plena certeza o que é, mas quem já realizou a compra ou a venda de um carro, moto ou caminhão, já a conhece. Não há nada mais correto e justo do que a tabela de preços usada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Nela o valor de cada veículo automotor é avaliado de acordo com o seu ano de fabricação.

Para que serve a tabela Fipe?

A tabela Fipe deve ser usada sempre como parâmetro de negociação para quem compra ou vende um carro. 24 estados brasileiros recebem os serviços da Fundação, que não tem fins lucrativos. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A tabela Fipe expõe o valor médio do mercado, o qual é obtido através de ter em conta preços de veículos de muitas regiões do Brasil, considerando as seguintes características: cor, pintura, acessórios e mais. Ela pode ser utilizada livremente.

Portanto, é possível afirmar que a tabela Fipe facilita o ato comercial do mercado de automóveis, motivo pelo qual, concessionárias online, como o iCarros possuem uma seção destinada exclusivamente à tabela Fipe, com o objetivo de facilitar as negociações a serem feitas por usuários do site e até mesmo de mostrar transparência quanto aos valores atribuídos aos veículos.

A utilização da tabela Fipe é uma maneira boa, tanto para quem vende, quanto para quem compra, de realizar negócios justos e honestos.

  • Para o vendedor essa tabela é bem util, pois tem muita gente que passa a perna na hora da venda.